F1 – Briatore: Vettel está obcecado demais por vitórias para ser campeão

Nico Rosberg e Flavio Briatore

Flavio Briatore, ex-chefe de equipe na Fórmula 1, acredita que o maior erro de Sebastian Vettel neste ano foi se esforçar demais para vencer corridas ao invés de se concentrar no campeonato.

Em uma entrevista ao podcast de Nico Rosberg, Briatore declarou: “Vettel não está vencendo o campeonato, ele está vencendo corridas, e as coisas não funcionam assim. Se você perde três ou quatro oportunidades daquela maneira, são 25 pontos jogados fora em cada uma delas, e depois disso tudo se torna muito difícil mentalmente”.

“Acredito que o estresse que você sofre como piloto é enorme, e se estiver na posição de lidar com esse estresse, fazer o trabalho e não abandonar as provas, você vence. Quando você abandona, é o pior cenário possível – nós sabemos disso”.

Briatore disse que precisou ensinar Fernando Alonso a pensar no campeonato quando eles conquistaram seus títulos com a Renault em 2005 e 2006. Ele citou o GP da Itália, onde Vettel rodou após um toque com Lewis Hamilton na primeira volta, como uma evidência de que o alemão está sendo desnecessariamente agressivo.

“Você precisa lhe explicar que a corrida tem 53 voltas, não uma”, afirmou ele. “Eu me lembro que tivemos a mesma experiência com Fernando. Quando você quer vencer o campeonato, chegar em terceiro lugar já é ótimo. É importante permanecer na pista”.

“O acidente dele em Monza não fez sentido, honestamente. Você sabe que o carro é melhor, simplesmente freie e fique atrás, ponto final. Há mais 50 voltas para se recuperar. Se você abandona, não tem mais nenhuma volta para se recuperar. Claro, tendo um carro melhor do que o resto dos competidores, ele conseguiu terminar em quarto”.

“Porém, quando você quer vencer o campeonato, precisa ser um mestre nisso e também aceitar segundos e terceiros lugares. A meta é marcar pontos. Não é necessário vencer todas as corridas para ser campeão”.

“As vitórias não são o mais importante, os pontos são. Se você tem um carro competitivo, ultrapassa alguém. No caso de um acidente com o piloto que tem mais pontos do que você, a vantagem vai para seu competidor”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP dos EUA de Formula 1 no dia 21 deste mês!

 

LS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.