F1 – Brawn: Mudanças na área de aerodinâmica afetaram Mercedes em 2012

terça-feira, 1 de janeiro de 2013 às 15:05
Mercedes de Schumacher em 2012

Mercedes de Schumacher em 2012

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Ross Brawn acredita que as mudanças no departamento de aerodinâmica realizadas em meio à temporada foram a causa da queda da Mercedes durante o segundo semestre de 2012. Responsável pela área, Loic Bigois deixou a equipe em meio ao campeonato, e ainda ocorreram alterações no túnel de vento e testes com o difusor duplo e escapamento Coanda.

A Mercedes obteve a sua primeira vitória após o retorno como equipe própria no GP da China, terceira etapa do campeonato, com Nico Rosberg. No entanto, nas seis últimas provas, os únicos pontos da equipe foram de um sexto lugar de Michael Schumacher no GP do Brasil.

“Tomamos a decisão de mudar a estrutura do grupo aerodinâmico. Tivemos que esperar por Mike Elliot (o novo chefe) porque havia um período de aviso que ele tinha que cumprir na Lotus. Concluímos a situação com Loic e havia uma lacuna que não preenchemos muito bem. Também estávamos fazendo a transição de 50 para 60% de modelos em túnel de vento, e houve muitas outras coisas no grupo aero também”, comentou o chefe da equipe, que justificou a mudança.

“Nossa conclusão foi de que teríamos um pneu muito mais representativo a 60 do que a 50%. A Pirelli teve que fazer pneus a 50 e a 60% no túnel de vento. Há apenas duas equipes que ainda estão fazendo 50%, por isso a mudança, pelo retorno”, justificou ele.

“Também por estarmos colocando cada vez mais equipamentos dentro do túnel de vento para medir, monitorar e verificar. Nós ficamos sem espaço no modelo de 50%. Existem coisas que queríamos fazer que não podíamos, e foi necessário o modelo de 60% para acomodar essas características. Agora temos um bom limite”, concluiu Brawn.

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