F1 – Brawn: Corridas ótimas e Max Verstappen

segunda-feira, 29 de julho de 2019 às 17:50

Ross Brawn

O diretor de automobilismo da Liberty Media para a F1 Ross Brawn disse que os três últimos GPs – Áustria, Inglaterra e Alemanha – foram a melhor resposta possível para as críticas “surpreendentemente violentas” que se seguiram a uma corrida na França no mês passado.

Brawn diz que a série de corridas emocionantes forneceu um lembrete de que a F1 ainda é “a maior categoria de automobilismo do mundo”, depois que uma falta de ação em Paul Ricard levou a comentários negativos generalizados sobre o esporte.

“Que show”, escreveu Brawn em sua coluna regular. “O GP da Alemanha foi incrivelmente emocionante, da primeira volta até a última. Teve de tudo, ultrapassagens, erros, estratégias menos que perfeitas, imensa bravura, batidas e uma formação no pódio – na verdade, um top 10 – ninguém poderia prever depois da classificação.”

“A colocação dos pontos contou com pilotos de oito equipes diferentes, e no dia em que as grandes armas falharam total ou parcialmente, apenas a Toro Rosso e Haas conseguiram colocar os dois pilotos nos pontos.”

Brawn admitiu que o clima tinha desempenhado um papel importante: “Tem que ser dito que a chuva intermitente realmente fez o espetáculo, mas não se pode negar que, por diferentes razões, todas as três corridas recentes foram extremamente divertidas. É a melhor resposta possível para as desafortunadas críticas que o esporte recebeu após o GP da França, algumas delas surpreendentemente marcadas por sentimentos corrosivos.

“Não estou dizendo que tudo está perfeito, especialmente quando você considera que o terceiro lugar de Daniil Kvyat foi apenas a terceira vez que um piloto de fora das três grandes termina no pódio desde 2017, mas acho que é justo dizer que mais da metade das corridas deste ano foram tudo menos chatas, apesar do domínio da Mercedes, que simplesmente fez um trabalho melhor do que qualquer um dos seus rivais.

“Nem todas as corridas podem ser neste nível, mas há o suficiente para fazer desta a maior categoria de automobilismo do mundo.”

Brawn também elogiou Max Verstappen pela sua segunda vitória em três corridas pela Red Bull, e sugeriu que o holandês pode conseguir dividir os pilotos da Mercedes na batalha do campeonato mundial.

“Os dois únicos erros foram uma largada menos que perfeita, que o deixou brevemente em quarto, e uma rodada inofensiva depois de trocar para pneus médios pouco antes da metade da corrida.”

“No entanto, como foi o caso na Áustria, Max não deixou nem um passo em falso no seu desempenho, e novamente como na Áustria, ele simplesmente abaixou a cabeça e guiou para uma magistral sétima vitória na carreira – e um ponto para a volta mais rápida da corrida.”

“A vitória coloca-o logo atrás de Valtteri Bottas na classificação dos pilotos, e seria impressionante se ele pudesse dividir a dupla Mercedes, que até agora parecia intocável.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.