F1 – Brasil 2017: Sebastian Vettel vence

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel conquistou sua quinta vitória na temporada 2017 da Fórmula 1 com uma atuação impressionante para derrotar Valtteri Bottas no GP do Brasil.

Vettel ultrapassou o pole position Bottas por dentro na curva 1 e teve ritmo para se defender de um ataque de seu rival da Mercedes, assegurando a primeira vitória da Ferrari desde a Hungria em julho.

Bottas cruzou a linha em segundo, 2.7s atrás, com Kimi Raikkonen (Ferrari) suportando a pressão de Lewis Hamilton, que havia largado dos pits, para chegar em terceiro pela terceira corrida seguida.

Vettel fez uma ótima largada, e apesar de ter sido espremido por Bottas na curva 1, ele conseguiu a ultrapassagem.

Mais atrás, Kevin Magnussen jogou Stoffel Vandoorne contra Daniel Ricciardo na saída da curva 2. Ricciardo rodou e caiu para último, mas continuou na prova, enquanto Vandoorne e Magnussen abandonaram imediatamente.

O incidente provocou a entrada do safety car e não foi o único na primeira volta – Esteban Ocon sofreu o primeiro abandono de sua carreira na F1 após ser tocado por Romain Grosjean, que perdeu o controle na curva 5.

Grosjean continuou, mas recebeu uma punição de 10 segundos por causar a colisão e terminou em 15º.

Na relargada, Vettel manteve a liderança à frente de Bottas, Raikkonen e Max Verstappen, com Felipe Massa animando a torcida ao ultrapassar Fernando Alonso por fora antes da curva 1 na disputa pelo quinto lugar.

Com pneus macios, Hamilton escalava o pelotão e entrou nos pontos já na nona volta depois de ultrapassar Pierre Gasly.

Bottas foi o primeiro a fazer seu pit-stop para colocar os macios; Vettel parou na volta seguinte, retornou pouco à frente do piloto da Mercedes e conseguiu segurá-lo na freada da curva 4.

Quando os pilotos que largaram com os supermacios pararam, Hamilton herdou a liderança e seguiu na pista até a volta 43, quando fez sua parada e retornou em quinto, 19s atrás de Vettel.

O tetracampeão mundial era o piloto mais veloz da pista, alcançando e ultrapassando Verstappen por fora antes da curva 4 quando restavam 12 voltas.

Ele então se aproximou rapidamente de Raikkonen, mas perdeu tempo devido a uma travada na curva 1 e não conseguiu mais atacar a Ferrari.

Verstappen, que enfrentou dificuldades com seus pneus nos estágios finais e teve de fazer uma parada extra, foi o quinto, seguido por seu companheiro de equipe Ricciardo.

Massa segurou Alonso para obter a sétima posição em seu último GP do Brasil. Sergio Perez, cruzando a linha de chegada colado em Alonso, e Nico Hulkenberg completaram os 10 primeiros.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Sebastian Vettel Ferrari 1h31m26.260s
2 Valtteri Bottas Mercedes 2.762s
3 Kimi Raikkonen Ferrari 4.600s
4 Lewis Hamilton Mercedes 5.468s
5 Max Verstappen Red Bull/Renault 32.940s
6 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 48.691s
7 Felipe Massa Williams/Mercedes 1m08.882s
8 Fernando Alonso McLaren/Honda 1m09.363s
9 Sergio Perez Force India/Mercedes 1m09.500s
10 Nico Hulkenberg Renault 1 volta
11 Carlos Sainz Renault 1 volta
12 Pierre Gasly Toro Rosso/Renault 1 volta
13 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1 volta
14 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari 1 volta
15 Romain Grosjean Haas/Ferrari 2 voltas
16 Lance Stroll Williams/Mercedes 2 voltas
17 Brendon Hartley Toro Rosso/Renault abandono
18 Stoffel Vandoorne McLaren/Honda abandono
19 Kevin Magnussen Haas/Ferrari abandono
20 Esteban Ocon Force India/Mercedes abandono

 

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.