F1 – Banimento dos cobertores de pneus em 2015 está em dúvida

sexta-feira, 11 de abril de 2014 às 11:01

Cobertores de pneus da Fórmula 1

O plano para banir os cobertores de pneus em 2015 está em dúvida no momento.

Nesta semana no Bahrain, depois que Felipe Nasr testou um pneu experimental da Pirelli, o brasileiro disse que foi “muito difícil aquecê-los, até mesmo no calor do Bahrain”.

“Será um desafio ainda maior em pistas como Silverstone ou Spa”, avisou ele.

Paul Hembery, chefe de competição da Pirelli, disse que o principal problema é a pressão dos pneus, já que a diferença entre um pneu frio e quente é significativa.

“No momento, acreditamos que será difícil implementar o plano da FIA em 2015”, declarou ele à Speed Week.

A federação quer acabar com os caros cobertores de pneus por causa dos custos, mas Hembery afirmou que a segurança é uma consideração.

“Precisamos considerar como o pneu se comporta durante um período de safety car, por exemplo, quando a pressão e a temperatura caem”.

Contudo, quando lhe disseram que outras categorias correm sem cobertores de pneus, Hembery respondeu: “Sim, como a GP2. Mas estamos falando de tamanhos de pneu diferentes, e a pressão no início é muito mais alta”.

Uma possível solução é que, junto com o banimento dos cobertores, a Fórmula 1 simultaneamente se livre do design “antiquado” dos pneus e adote um perfil baixo.

“Se tivéssemos um pneu de perfil mais baixo com uma lateral mais rígida e um volume menor da cavidade de ar, certamente seria bem mais fácil de gerenciar”, disse Pat Symonds, da Williams.

Mas Paddy Lowe, da Mercedes, avisou: “Introduzir o pneu de perfil baixo é uma tarefa nada trivial em termos de engenharia e custo, portanto não é fácil”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.