F1 – Bandeira quadriculada para Ron Dennis na McLaren

quinta-feira, 29 de junho de 2017 às 20:30
Ron Dennis

Ron Dennis

Ron Dennis, o ex-chefe do grupo automotivo McLaren, vai cortar seus laços de décadas com a empresa com a venda de sua participação em um acordo de £ 275 milhões.

A Sky News disse que o Sr. Dennis concordou em vender sua ações da McLaren Technology Group, que controla a equipe de Fórmula 1 (F1) e a McLaren Automotive Limited, o fabricante de automóveis super-esportivos.

Fontes disseram que o negócio, que será anunciado na manhã desta sexta-feira, valorizará a McLaren em mais de £ 2 bilhões – tornando-se uma das empresas privadas mais valiosas da Grã-Bretanha.

Isso levará os dois braços da empresa a serem combinados sob uma única estrutura do Grupo McLaren, disseram fontes.

Dennis, que completou 70 anos no começo deste mês, foi tirado de seu papel de executivo-chefe da MTG em dezembro passado, após uma batalha legal com os outros acionistas.

Desde que saiu da MTG, Dennis se juntou ao Painel Consultivo de Inovação do Ministério da Defesa, que é encarregado de aplicar novas tecnologias às atividades de defesa da Grã Bretanha.

Ele permaneceu no conselho da MTG, mas agora também está renunciando a esse papel.

Ron Dennis passou mais de 35 anos como chefe da McLaren, desfrutando de um grande sucesso na pista com pilotos do calibre de Ayrton Senna, Alain Post e Lewis Hamilton, todos eles considerados entre os melhores da história do esporte.

Ele também se tornou um dos empresários mais conhecidos da Grã-Bretanha, expandindo os empreendimentos tecnológicos da McLaren em uma ampla gama de outras indústrias, através de lucrativas parcerias comerciais.

No entanto, o desempenho recente da equipe de F1 lançou uma sombra sobre toda a marca McLaren, e as relações entre o Dennis e os outros investidores – Mansour Ojjeh, seu parceiro de negócios de longo prazo, e Mumtalakat, o fundo soberano do Bahrain – acabaram mal.

“Estou desapontado de que os representantes da TAG [Sr. Ojjeh] e Mumtalakat … forçaram essa decisão de me colocarem de licença, apesar das fortes advertências do resto da equipe de gerenciamento sobre as possíveis consequências de suas ações nos negócios “, disse Dennis em comunicado em dezembro passado.

“Em última análise, ficou claro para mim através desse processo que nem a TAG nem a Mumtalakat compartilham minha visão para a McLaren e seu verdadeiro potencial de crescimento.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.