F1 – Baku é uma das cidades mais belas do mundo

f1-baku-1

Baku (em azeri: Bakı, pronunciado: [bɑˈcɯ]), que faz sua estreia como anfitriã da Formula 1 neste final de semana, é a capital e a maior cidade do Azerbaijão, bem como a maior cidade no Mar Cáspio e da região do Cáucaso. Muitos a consideram como uma das cidades mais belas do mundo.

f1-baku-2

Baku está localizada a 28 metros abaixo do nível do mar, o que a torna a capital nacional mais baixa no mundo e também a maior cidade do planeta situada abaixo do nível do mar. No mapa, encontramos a cidade na costa sul da península de Absheron, ao lado da Baía de Baku. No início de 2009, sua população urbana foi estimada em pouco mais de dois milhões de pessoas. Oficialmente, cerca de 25% de todos os habitantes do país vivem na área metropolitana.

f1-baku-3

Baku é dividida em onze distritos e 48 municípios. Entre eles estão os municípios sobre as ilhas do Arquipélago de Baku, e da “Cidade de Pedras de Petróleo” construída sobre palafitas no mar Cáspio, 60 km de distância a partir de Baku. Bairros internos da cidade de Baku, assim como alguns de seus monumentos são Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2000.

f1-baku-4

De acordo com o ranking do Lonely Planet, Baku também está entre as dez melhores cidades do mundo para vida noturna. Festas, baladas, bares, restaurantes, clubes noturnos, teatros e cinemas são o que não faltam na cidade.

f1-baku-5

A cidade é o centro científico, cultural e industrial do Azerbaijão. Em anos recentes, Baku tornou-se um local importante para eventos internacionais. Foi sede do Festival Eurovisão da Canção em 2012 e dos Jogos Europeus de 2015. Agora abrigará um GP de Formula 1 por muitos anos e a UEFA Euro de 2020.

f1-baku-6

A cidade é famosa por seus ventos fortes. Isso se reflete em seu apelido, a “Cidade dos Ventos”.

f1-baku-7

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que contenham ofensas não serão aprovados pelo moderador.