F1 avalia mudanças na formação do grid

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018 às 8:43

Grid de largada da Fórmula 1

Os dirigentes da Fórmula 1 estão avaliando possíveis mudanças na configuração do grid das corridas para o futuro, de acordo com Pat Symonds.

No ano passado, o ex-diretor técnico da Williams se juntou à equipe de especialistas trabalhando sob o comando do novo diretor esportivo da F1, Ross Brawn, que recebeu a tarefa de ajudar a definir a direção futura da categoria.

“Nós estamos dispostos a usar ambientes virtuais para testar alguns desses regulamentos”, declarou Symonds. “O que podemos fazer então é olhar as estatísticas. Isso lhe dá uma chance de fazer coisas que não poderia simular de uma maneira fácil”.

“Vou lhe dar um exemplo de algo em que estamos pensando neste ano. O grid de largada da F1 tem uma formação escalonada há muito tempo”.

“Costumava não ser assim, havia uma época na qual os carros largavam lado a lado – nós temos uma foto em nossa sala de reuniões em Londres, acho que em Monza – onde há quatro carros na primeira fila”.

“O que aconteceria se fizéssemos aquilo novamente? Não é o tipo de coisa que você pode simular facilmente. Podemos dizer ao nosso grupo de e-sports ‘pessoal, vamos mudar o grid e fazer 20 corridas’”.

“Não precisam ser corridas de 300 km. Só estamos interessados nas três primeiras voltas. Então vemos o que acontece. Teremos uma primeira volta mais empolgante ou uma grande colisão na primeira curva?”

“Fazendo isso e analisando tudo estatisticamente, podemos começar a entender essas coisas. Isso nos dá nosso processo de decisão baseado em evidências, um mantra que prego regularmente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.