F1 – Áustria 2014: Rosberg comanda dobradinha da Mercedes

domingo, 21 de junho de 2015 às 6:20

Nico Rosberg

Nico Rosberg ampliou sua vantagem na liderança do campeonato mundial ao bater seu companheiro de equipe Lewis Hamilton na disputa pela vitória no GP da Áustria.

Os pilotos da Mercedes usaram uma estratégia superior para reverter a vantagem de velocidade nas retas da dupla da Williams, Felipe Massa e Valtteri Bottas, na primeira corrida de Fórmula 1 no Red Bull Ring desde 2003.

Mesmo assim, a Williams obteve seus melhores resultados da temporada ao chegar em terceiro e quarto, com Bottas conquistando seu primeiro pódio na categoria e Massa logo atrás.

Pole position, o brasileiro manteve a liderança na largada, enquanto Bottas foi ultrapassado por Rosberg, que arrancou melhor. Porém, o finlandês usou a velocidade máxima superior da Williams para retomar a segunda colocação antes da curva 2.

Uma largada e primeira volta incríveis de Hamilton compensaram sua atuação desastrosa na classificação de sábado. O inglês subiu da quinta fila para a quarta posição no final da volta, que incluiu uma ultrapassagem arrojada sobre a Ferrari de Fernando Alonso na curva 8.

Rosberg parou pela primeira vez na volta 11, deixando seu companheiro livre para atacar as duas Williams. Hamilton entrou duas voltas depois, enquanto a Williams esperou mais uma antes de chamar o líder Massa.

O brasileiro saiu perdendo durante essa primeira rodada de pit-stops. Ele foi superado por Rosberg na parada e ultrapassado por Hamilton na curva 2 em sua volta de saída.

Por outro lado, uma ótima volta de entrada de Bottas, que foi o último dos primeiros colocados a parar na 15ª passagem, o manteve à frente de Hamilton e permitiu que ele deixasse seu companheiro de equipe para trás.

Os quatro andaram atrás da Force India de Sergio Perez durante a segunda fase da prova, graças a uma estratégia diferente do mexicano, que havia largado em 15º.

Perez liderou até a volta 27, quando Rosberg mergulhou por dentro na curva 2 e Bottas veio junto, já que Perez perdeu um pouco o traçado. Hamilton fez uma manobra idêntica na curva 2 na passagem subsequente para assumir o terceiro lugar.

Os três primeiros se agruparam quando Rosberg espalhou na saída da curva 1 na volta 30, permitindo que Bottas entrasse na zona do DRS. O alemão demorou um pouco para recuperar seu ritmo, mas abriu dois segundos antes de ser chamado para seu segundo pit-stop na volta 40.

Hamilton parou uma volta antes e retornou em quinto, imediatamente à frente da McLaren de Kevin Magnussen, enquanto uma parada ligeiramente mais rápida de Rosberg garantiu que ele permanecesse à frente do rival.

A Williams decidiu não reagir imediatamente, chamando Bottas na volta 42, e o finlandês voltou atrás de ambas as Mercedes. Depois que Massa e a Ferrari de Alonso fizeram seus últimos pit-stops nas voltas 44 e 47, respectivamente, a prova se transformou em uma disputa direta entre os pilotos da Mercedes.

Hamilton foi avisado que a temperatura de seus freios estava sob controle, liberando-o para atacar seu companheiro, mas seu freio dianteiro esquerdo voltou a uma situação crítica antes de ele chegar perto o suficiente para atacar. Ele voltou a se aproximar nas voltas finais, mas terminou pouco menos de dois segundos atrás após um erro na curva 3 na última volta.

O segundo trecho longo de Alonso o ajudou a terminar apenas alguns segundos atrás da dupla da Williams, em quinto, enquanto Perez converteu sua estratégia alternativa em uma excelente sexta posição ao passar Magnussen na curva 2 nos estágios finais.

Apesar disso, Magnussen obteve seu melhor resultado desde o GP da Austrália ao chegar em sétimo, à frente de Daniel Ricciardo, que ultrapassou a Force India de Nico Hulkenberg na última volta.

A Red Bull enfrentou um dia difícil no evento local do proprietário da equipe, Dietrich Mateschitz, já que Ricciardo caiu do quinto lugar no grid e Sebastian Vettel perdeu velocidade momentaneamente na segunda volta e abandonou pouco depois da metade da corrida a fim de poupar quilometragem do motor.

Kimi Raikkonen (Ferrari) completou a zona de pontuação, à frente de Jenson Button (McLaren) e Pastor Maldonado (Lotus).

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo Grid
1 Nico Rosberg Mercedes 71 1h27m54.976s 3
2 Lewis Hamilton Mercedes 71 +1.9s 9
3 Valtteri Bottas Williams-Mercedes 71 +8.1s 2
4 Felipe Massa Williams-Mercedes 71 +17.3s 1
5 Fernando Alonso Ferrari 71 +18.5s 4
6 Sergio Perez Force India-Mercedes 71 +28.5s 15
7 Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 71 +32.0s 6
8 Daniel Ricciardo Red Bull Racing-Renault 71 +43.5s 5
9 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 71 +44.1s 10
10 Kimi Räikkönen Ferrari 71 +47.7s 8
11 Jenson Button McLaren-Mercedes 71 +50.9s 11
12 Pastor Maldonado Lotus-Renault 70 +1 volta 13
13 Adrian Sutil Sauber-Ferrari 70 +1 volta 16
14 Romain Grosjean Lotus-Renault 70 +1 volta 22
15 Jules Bianchi Marussia-Ferrari 69 +2 voltas 18
16 Kamui Kobayashi Caterham-Renault 69 +2 voltas 19
17 Max Chilton Marussia-Ferrari 69 +2 voltas 21
18 Marcus Ericsson Caterham-Renault 69 +2 voltas 20
19 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 69 +2 voltas 17
20 Jean-Eric Vergne STR-Renault 59 +12 voltas 14
21 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 34 +37 voltas 12
22 Daniil Kvyat STR-Renault 24 +47 voltas 7

 

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.