F1 – Após críticas dos pilotos, Todt defende mudanças de 2019

domingo, 13 de maio de 2018 às 10:07

Jean Todt

O presidente da FIA, Jean Todt, defendeu as mudanças aerodinâmicas que foram acordadas para a temporada 2019, após as críticas dos pilotos, especialmente de Sebastian Vettel. Mudanças nas asas dianteira e traseira dos carros de F1 foram aprovadas na semana passada para permitir que os pilotos se acompanhassem mais de perto.

Outros pilotos também levantaram preocupações sobre as mudanças planejadas e reclamaram que não foram consultados sobre elas. No entanto, Todt disse que os problemas enfrentados pelos pilotos tiveram que ser resolvidos o mais rápido possível.

“Eu sinto que se você entender que algo está errado, você deve tentar encontrar uma solução”, disse ele em uma coletiva de imprensa no Circuito da Catalunha. “Todos nós dizemos que queremos ter um esporte melhor, ter um show melhor, então vamos fazer alguma coisa”.

“Então, de um lado, poderíamos dizer que vamos esperar até 2021. E é no início da temporada 2018, então significa que esperamos 18, 19, 20, sabendo que há um problema que está prejudicando o esporte. Portanto, neste caso, pedimos a alguns engenheiros relevantes que resolvam o problema”, explicou.

Pesquisas revelaram que os carros poderão ficar até 1s5 mais lentos por volta. “Então você fala com os engenheiros e diz: ‘acha que podemos fazer algo para melhorar a situação’? E então eles vêm e dizem que sim”, prosseguiu o presidente da FIA.

“Então, para tentar melhorar o esporte, tentamos – usando a governança adequada, que como você sabe, não é a coisa mais fácil na Fórmula 1 – fazer uma proposta. Então é por isso que fizemos essa proposta e por milagre ela foi aceita”, comentou ele.

Todt deixou claro que está insatisfeito com a resposta negativa a uma mudança que ele acha que pretende melhorar o esporte. “Precisamos promover o esporte em vez de colocar as pessoas umas contra as outras”, declarou.

Ele também insistiu que está disponível para que os pilotos levem suas preocupações a ele. “Eu sempre, o tempo todo na minha vida, tentei ouvir o que os pilotos estavam dizendo. Eu os convidei para participar, para fazer alguma coisa. Se falamos sobre o Halo, eu não inventei o Halo, fui incitado pelos pilotos a fazer algo porque se sentiam inseguros”, acrescentou.

Ele prometeu: “Qualquer piloto que queira me ver, da frente do grid até a parte de trás do grid, ele poderá me ver em 48 horas”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.