F1 – Análise rápida dessa sexta-feira em Abu Dhabi

sexta-feira, 29 de novembro de 2019 às 13:05

Charles Leclerc em Abu Dhabi 2019

Valtteri Bottas pode ter sido o homem mais rápido na pista na sexta-feira do GP de Abu Dhabi, mas isso é pouca indicação do que está por vir em Yas Marina.

O finlandês vai largar para a corrida de domingo da parte de trás do grid depois de seguir para Abu Dhabi com uma UP nova da Mercedes.

A potência adicional de uma nova UP sem ter que economizar nada para corridas posteriores – já que essa é a última da temporada – certamente explica a vantagem de Bottas sobre os rivais dele e da Mercedes, e também talvez tenha ajudado Bottas a acertar Romain Grosjean no TL2, já que o finlandês pareceu muito otimista na tentativa de ultrapassagem.

Com Bottas fora de cena, as coisas parecem bem saborosas entre o resto dos pilotos da frente, bem como o segundo pelotão sempre muito apertado.

Hamilton lidera batalha pela pole
Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Sebastian Vettel ficaram separados por apenas um décimo em uma única volta do circuito de Yas Marina.

Os Ferraris foram tão rápidos nas retas quanto seria de esperar, embora a força das seções de baixa velocidade que os ajudaram a vencer em Cingapura não estivesse em evidência desta vez.

Max Verstappen também não pode ser contado na luta pelas honras de sábado. O holandês teve dificuldades com os pneus macios, perdendo tempo em comparação com os compostos mais duros no início da volta. Isso não é normal e a Red Bull tem plenas condições de acertar esse problema até amanhã.

Hamilton certamente tem a forma nessa pista. Ele conquistou a primeira pole aqui em 2009 e o ano passado foi seu quarto triunfo na classificação em 10 largadas, enquanto a Mercedes esteve na pole em todos os anos na era V6 híbrida.

Dada a tendência do circuito para corridas do tipo procissão, a classificação pode ser crucial, embora o ritmo de corrida de Hamilton não tenha parecido tão forte, até que a batida de Bottas e Grosjean tenha reduzidos os esforços em acertar o carro para a corrida.

O progresso da Haas já era?
A colisão de Grosjean com Bottas foi duplamente frustrante para Haas e o francês, já que ele mostrou um ritmo impressionante durante todo o dia de sexta-feira.

Depois de dividir o Ferraris no TL1, Grosjean terminou como o melhor do resto no TL2, depois de usar um assoalho novinho em folha que, segundo se espera, desbloqueia mais ritmo do carro deste ano.

No entanto, esse assoalho foi destruído pelo acidente com Bottas – o finlandês mergulhando de dentro para trás – o que significa que a Haas pode muito bem ter que voltar para um assoalho de especificações anteriores.

Renault em risco?
A Renault teve que conceder o P4 na tabela à McLaren no Brasil, mas eles podem até perder outro lugar na classificação dos construtores, se o ritmo de sexta-feira for genuíno.

Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo ficaram fora do top 10 no TL2, enquanto Daniil Kvyat e Pierre Gasly foram P9 e P10 em ritmo de volta voadora.

Entrar no Q3 nem sempre é um benefício em Yas Marina, especialmente se as equipes estiverem presas com pneus macios no início da corrida.

No entanto, se a Toro Rosso conseguir largar bastante à frente da Renault, a vantagem de oito pontos da equipe francesa na classificação pode começar a parecer particularmente pequena.

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AS - www.autoracing.com.br

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