F1 -Análise rápida de equipe por equipe em Sochi

domingo, 29 de setembro de 2019 às 19:49

Largada GP da Rússia 2019

Análise rápida de equipe por equipe – listada na ordem do campeonato – no GP da Rússia deste domingo em Sochi, rodada 16 da temporada de 21 corridas da Formula 1 2019

MERCEDES (Lewis Hamilton P1, Valtteri Bottas P2)
Hamilton largou na primeira fila, ficou em P3 no fechamento da primeira volta, mas algumas circunstâncias o ajudaram a conquistar a nona vitória da temporada, a quarta em Sochi e a 82ª de sua carreira. O britânico está 73 pontos à frente de Bottas, Mercedes 162 à frente da Ferrari. Este foi a oitava dobradinha da equipe do ano. Hamilton também estabeleceu um recorde de 143 corridas lideradas, uma a mais que Michael Schumacher. Ele ficou na frente e manteve a liderança quando o abandono de Vettel acionou um safety-car virtual.

FERRARI (Charles Leclerc P3, Sebastian Vettel abandonou)
Leclerc começou na pole position pela quarta corrida consecutiva, mas perdeu a posição para Vettel, que escapou em uma jogada combinada pela equipe para colocar Hamilton atrás dos Ferraris. Vettel então acelerou, em vez de devolver a liderança imediatamente, com as posições eventualmente invertidas depois nos pitstops. Vettel parou na pista com um problema no MGU-K da UP, trazendo um safety-car virtual. Leclerc não conseguiu ultrapassar nenhuma das Mercedes depois disso.

RED BULL (Max Verstappen P4, Alexander Albon P5)
Verstappen subiu de P9 no grid para P4 no final, enquanto Albon saiu do pit lane após bater na classificação e trocar vários componentes de sua UP. Ambos fizeram boas ultrapassagens e sentiram que as colocações eram as melhores que poderiam ter feito. Albon foi elogiado pela Red Bull e vai construindo seu caminho para continua na equipe em 2020.

MCLAREN (Carlos Sainz P6, Lando Norris P8)
Sainz caiu um lugar da sua posição no grid, assim como Norris, apesar de ter começado bem. Os pontos conquistados foram os melhores da McLaren da temporada. Norris ganhou uma posição no final graças à punição de Magnussen. A equipe marcou mais de 100 pontos em uma temporada pela primeira vez desde 2014 e começa a ver um horizonte muito melhor nos próximos anos devido ao excelente trabalho que vem fazendo em 2019.

RENAULT (Nico Hulkenberg P10, Daniel Ricciardo abandonou)
Ricciardo, Grosjean e Giovinazzi se acharam na pista na primeira volta. Ricciardo sofreu um furo no pneu traseiro esquerdo e danos no assoalho que o levaram a abandonar na volta 25. Hulkenberg largou em P6, mas perdeu três posições no início. Um primeiro pitstop lento o tirou do top 10 antes que ele retornasse. A McLaren está agora 33 pontos à frente da Renault, cujas esperanças de acabar o campeonato em P4 estão diminuindo.

TORO ROSSO (Daniil Kvyat P12, Pierre Gasly P14)
Ambos largaram na parte de trás do grid após punições por troca de componentes da UP, mas com diferentes estratégias de pneus. Gasly fez seu pitstop uma volta antes da implantação do safety-car virtual. Kvyat parou durante o período do safety-car, mas teve que fazer uma segunda parada depois que a equipe detectou um problema na pressão dos pneus.

RACING POINT (Sergio Perez P7, Lance Stroll P11)
Perez aclamou sua performance como uma de suas melhores corridas, mesmo que ele não estivesse nem perto de retornar ao pódio e tenha tido azar com o período do safety-car. O mexicano superou Magnussen pelo P7 nas últimas voltas. Stroll teve uma tarde difícil e disse que lutou com os pneus traseiros.

ALFA ROMEO (Kimi Raikkonen P13, Antonio Giovinazzi P15)
Raikkonen recebeu uma punição de drive-through por ter queimado a largada, enquanto Giovinazzi danificou sua asa dianteira após se espremer entre Grosjean e Ricciardo. O italiano fez uma parada no final da primeira volta. A equipe parece estar ladeira abaixo e não se sabe se algum de seus pilotos atuais será confirmado para 2020.

HAAS (Kevin Magnussen P9, Romain Grosjean abandonou)
Magnussen recebeu uma punição de cinco segundos após a corrida por sair da pista e teoricamente ganhar uma vantagem, o que ele discordou com veemência, já que já havia perdido a posição para Perez nesse processo. Sem isso, ele seria P8 depois de largar em P13. Grosjean largou em P8 no grid, mas abandonou depois do “encontro” com Ricciardo e Giovinazzi na primeira volta. De qualquer maneira, o desempenho geral dos carros da equipe melhorou de algumas corridas para cá.

WILLIAMS (Robert Kubica e George Russell abandonaram)
O primeiro abandono duplo da temporada. Russell travou os pneus e entrou nas barreiras em um acidente que trouxe o safety-car pela segunda vez. O carro de Kubica foi retirado pela equipe para conservar peças para as corridas que estão por vir. Um pouco(?) bizarro para uma equipe com a tradição da Williams.

AS - www.autoracing.com.br

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