F1 – Análise prévia do GP da China de 2015

sexta-feira, 10 de abril de 2015 às 21:25
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Circuito Internacional de Xangai

Por: Adauto Silva

As pessoas costumam dizer que treinos de pré-temporada e treino livres não significam nada. Na verdade significam muito, mas precisa saber analisar todo o contexto.

O que foi mostrado no TL1 e TL2 da China é que a Hamilton fez stint de 10 voltas com pneus macios e foi em média 0,6s mais rápido por volta que Vettel, também de pneus macios. Vettel fez stint de 12 voltas, só 2 a mais, ou seja, é 90% certo que a Ferrari vai precisar de 2 paradas na corrida, assim como os outros.

Rosberg fez stint de pneus médios e foi apenas 0,1s em média mais rápido que Kimi, que também fez stint de médios e deu 6 voltas a mais, o que significa que a Ferrari gasta menos os médios andando no mesmo ritmo da Mercedes.

O problema é que os pneus macios são bem mais rápidos que os médios, coisa de 1 segundo por volta, o que significa que provavelmente as equipes farão 2 paradas na corrida. Macio-macio-médio deve ser a estratégia que a maioria vai usar. Alguns pilotos devem tentar macio-médio-macio porque o carro mais leve no final desgasta menos os macios.

Duvido que alguma equipe consiga ser competitiva fazendo apenas 1 parada, pois como são 56 voltas, o pneu macio teria que durar coisa de 20 voltas com boa performance, o que parece muito difícil em qualquer carro, principalmente por causa do pneu dianteiro esquerdo, portanto 2 paradas deve ser a estratégia de corrida mais rápida.

A Mercedes deve fazer sua primeira parada com cerca de 11-12 voltas na corrida e a Ferrari pode estender até a volta 14 ou 15 talvez. Ambas largarão com macios usados na classificação, porque assim manda o regulamento. O jogo de macios novo que terão depois (se não usarem todos na classificação) deve durar 3 ou 4 voltas a mais com boa performance.

A briga imediatamente atrás será entre Red Bull e Williams, que fizeram stints muito parecidos no TL2, tanto em número de voltas quanto nos tempos marcados. A Red Bull tem uma pequena vantagem nos tempos, mas vai depender da classificação, pois se eles largarem atrás das Williams terão sérias dificuldades em ultrapassar, já que a Williams anda muito na reta.

Toro Rosso, Sauber e Lotus brigarão pelos pontos cabeça a cabeça. A Lotus de Grosjean parece ser a mais rápida, mas desgasta rápido os pneus e a performance cai bem antes da Toro Rosso e Sauber. Verstappen é o mais rápido dessa turma com pneus médios, apenas 0,3s mais lento que Sainz com macios. Nasr vai muito bem com os macios, mas sua performance cai muito com os médios, portanto a briga nesse pelotão promete ser muito interessante.

A McLaren deve brigar com a Force India e com Maldonado. Alonso fez os melhores stints dessa turma, tanto com macios quanto com médios.

Adauto Silva

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