F1 – Análise: Hamilton agora é o principal rival de Vettel

quarta-feira, 21 de agosto de 2013 às 9:29

Sebastian Vettel x Lewis Hamilton

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Ao chegar a Spa, Lewis Hamilton não terá ilusões sobre o tamanho da desvantagem que precisa reduzir se quiser conquistar o campeonato de pilotos.

Mas uma análise da forma recente demonstrada por Hamilton e sua equipe Mercedes lhe dá motivos para acreditar que tal tarefa é possível, principalmente com Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, rivais que estão bem mais próximos de Sebastian Vettel, tendo começado a perder terreno.

Olhando os pontos marcados nas últimas cinco corridas – um período que fornece um bom ponto de referência para a forma geral de cada equipe e piloto – não é uma surpresa constatar que Vettel está bem posicionado para garantir seu quarto título consecutivo.

Entretanto, o mais intrigante é como Raikkonen e Alonso ficaram para trás no exato momento em que precisariam estar se aproximando de seu maior rival. Raikkonen é apenas o sexto piloto que mais pontuou nas últimas cinco etapas – tendo perdido 34 pontos para Vettel. Alonso está uma posição à frente dele e perdeu 22 pontos.

O guia da forma para os pilotos principais nas últimas cinco provas, do GP de Mônaco até a corrida passada na Hungria, é o seguinte:

1. Sebastian Vettel – 83
2. Lewis Hamilton – 74
3. Mark Webber – 63
4. Nico Rosberg – 62
5. Fernando Alonso – 61
6. Kimi Raikkonen – 49
7. Romain Grosjean – 23
8. Jenson Button – 22
9. Felipe Massa – 16

Com os pilotos da Red Bull e Mercedes assegurando as quatro primeiras colocações, a pontuação das duas equipes mostra como elas vêm dominando a categoria recentemente. No mesmo período de cinco GPs desde Mônaco, a Red Bull marcou quase o mesmo número de pontos que Ferrari e Lotus juntas.

1. Red Bull – 146
2. Mercedes – 136
3. Ferrari – 77
4. Lotus – 72
5. McLaren – 28
6. Force India – 27

A forma no passado não é uma garantia de potencial futuro, e o guia mostra que Vettel continua abrindo vantagem sobre seus rivais. Contudo, se Hamilton conseguir a vitória em Spa-Francorchamps, isso o colocaria na liderança da tabela em termos de pontos marcados nas cinco etapas anteriores.

Mesmo se Vettel terminasse imediatamente atrás dele, Hamilton teria 85 pontos – dois a mais do que o alemão. A situação certamente faria Vettel se preocupar com o desafio da Mercedes, independente da possibilidade de Alonso ou Raikkonen redescobrirem sua forma perdida.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.