F1 – Análise dessa sexta-feira em Sochi

sexta-feira, 27 de setembro de 2019 às 18:26

Sochi Autodrom

Sochi é um circuito de 18 curvas e é definido por duas retas longas e uma série de curvas de 90º de baixa e média.

O asfalto é bastante liso, talvez o mais liso do calendário e por isso os pilotos lutam por aderência no final de semana todo, especialmente nas duas sessões de treinos livres de sexta-feira.

A falta de aderência “come” os pneus porque causa mais atrito, o famoso “andar em cima dos pneus”. E isso significa mais temperatura também. No setor 3 da volta o superaquecimento dos pneus já causa problemas.

Como na Hungria, se os pilotos arrastarem demais os pneus nos setores 1 e 2, eles já terão problema de superaquecimento no setor 3. Deve ser o que aconteceu com Vettel em sua volta voadora.

Quando se tratou de uma volta voadora, Verstappen foi o mais impressionante. Ele teve um ritmo ótimo nas curvas de média, e são muitas em Sochi. Mas, infelizmente ele já está fora de disputa pela pole, cortesia de uma punição de grid de 5 posições por instalar um novo motor de combustão interna da Honda.

Melhor volta voadora de cada equipe com pneus macios
1 Red Bull (Max Verstappen) 1m33.162s
2 Ferrari (Charles Leclerc) 1m33,497s + 0,335s
3 Mercedes (Valtteri Bottas) 1m33,960s + 0,646s
4 Toro Rosso (Pierre Gasly) 1m34.971s + 1.809s
5 Racing Point (Sergio Perez) 1m34.998s + 1.836s
6 Renault (Nico Hulkenberg) 1m35.026s + 1.864s
7 McLaren (Lando Norris) 1m35,233s + 2,061s
8 Haas (Kevin Magnussen) 1m35.351s + 2.189s
9 Alfa Romeo (Kimi Raikkonen) 1m35.374s + 2.212s
10 Williams (George Russell) 1m36.785s + 3.623s

A surpresa aí é a Mercedes ocupando apenas o terceiro lugar na hierarquia. Tanto Wolff, quanto Hamilton e Bottas querem que a previsão de chuva se confirme amanhã na classificação, pois no seco a equipe disse ter pouco a melhorar.

A diferença para a Red Bull foi bastante significativa em 0,646s. A Mercedes e a Ferrari tem o famoso “modo festa” da UP para usar na classificação. A Honda não se sabe.

O “melhor do resto” foi bem apertado entre Toro Rosso, Racing Point e Renault, que ficaram separados por meio décimo de segundo. A Toro Rosso estará fora de questão para largar entre 10 primeiros lugares, devido a penalidades de grid por troca do motor de combustão interna.

A Racing Point ficou bastante animada com o grande pacote de atualizações que eles introduziram na última corrida em Cingapura e estão aperfeiçoando-o, com Perez dizendo que foi a melhor sexta-feira do ano. A Renault ficou bem próxima.

Ritmo de corrida
Com a previsão de chuva para o TL3 e classificação amanhã, houve um esforço maior das equipes para acumular dados de stints longos nesta sexta-feira, quando estava seco. Como resultado, vimos os três compostos de pneus em ação nas duas sessões.

Mas enquanto a Mercedes optou por dividir seus pilotos, com Hamilton concentrando-se no macio e médio e Bottas no macio e duro, Red Bull e Ferrari optaram por ignorar o duro e andar apenas com os compostos macios e médios.

Em ritmo de corrida a Mercedes emergiu como a melhor, mantendo uma vantagem média de 0,3s por volta sobre a Ferrari. Essa diferença é muito menor do que foi na sexta-feira de Cingapura, mas, como vimos, algum o trabalho feito a noite no carro e as estratégias podem virar o jogo completamente.

Nas casas de apostas neste momento, Charles Leclerc lidera Hamilton tanto nas apostas para a pole quanto para a vitória no domingo.

Verstappen andou pouco, mas esse pouco sugeriu que com compostos macios e médios ele está em pé de igualdade com a Ferrari. Alexander Albon passou grande parte da segunda sessão na garagem e teve poucas voltas para se obter uma amostragem relevante.

Racing Point e McLaren foram as melhores do resto, a última não tendo o melhor dos dias, já que Lando Norris e Carlos Sainz falaram de falta de aderência geral e, portanto, de confiança no carro. Mas o ritmo de corrida pelo menos foi encorajador, principalmente em relação à Renault, que foi em média cerca de 0,3s por volta mais lenta.

A Haas estava melhor do que o habitual nas simulações de corrida, com Romain Grosjean dizendo que a equipe estava “muito feliz e surpresa” com seu desempenho, à medida que continua trabalhando para entender por que o ritmo varia de maneira tão dramática.

Conclusão
Muitas vezes nas sextas-feiras, a Mercedes emergiu como a mais impressionante de todas – e, com suas proezas no asfalto liso de Sochi nos últimos cinco anos e sua forma durante a maior parte desta temporada, alguns imaginam que eles sejam os favoritos mais uma vez.

Mas a Ferrari certamente está no páreo. A Red Bull também parece muito forte, mesmo sendo prejudicada pelas punições de grid por colocar novos motores de combustão interna com o objetivo de iniciar a próxima corrida no Japão – corrida na casa da Honda – sem punições.

A previsão do tempo de amanhã também pode trazer outras dificuldades, com a chuva prevista ao longo do dia. A vantagem de potência da Ferrari não será tão pronunciada, o que ajudará a Mercedes, mas na última vez que tivemos uma sessão molhada, durante a corrida na Alemanha, a Ferrari mostrou uma velocidade bastante impressionante.

AS - www.autoracing.com.br

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