F1 – Alonso: Ricciardo é o melhor e superou fácil Vettel em 2014

sexta-feira, 21 de outubro de 2016 às 11:55
Fernando Alonso

Fernando Alonso

Uma vez que o circuito de Suzuka não era ideal para mostrar do que o MP4-31 é capaz, a McLaren-Honda vai aproveitar o fim de semana em Austin para continuar o trabalho de coleta de informações para 2017. Fernando Alonso opinou à chegada no Circuito das Américas (COTA) sobre os rumores de que a Ferrari abordou Eric Boullier; a assinatura de Nico Hulkenberg com a Renault e como será no próximo ano com Stoffel Vandoorne.

A McLaren e a Honda tinham grandes expectativas para a corrida em casa no Japão, mas as coisas não foram como o planejado e a equipe não conseguiu terminar entre os dez primeiros. De qualquer forma, Fernando Alonso espera mostrar mais neste fim de semana em Austin.

“Eu acho que nossos resultados devem ser melhor. Se você olhar para toda a temporada até agora, eu acho que Suzuka foi uma exceção, andamos abaixo das nossas expectativas. Devemos ser um pouco mais competitivos aqui. A pista em Suzuka tem quase todas as características que não são adequados para o nosso carro, mas estes últimos dez dias analisamos e investigamos isso em profundidade na fábrica. Claro que continuamos trabalhando no carro deste ano, apesar de sabemos que no próximo ano tudo vai mudar. No entanto, vamos traduzir todas as informações que reunimos este ano no projeto da próxima temporada “, explicou o campeão em uma entrevista para o site oficial da F1.

“No sábado, Eric vai se reunir com a mídia e lá você poderá perguntar a ele. Mas eu acho que a equipe precisa de Eric e eu gostaria que ele ficasse, mas isso pode ser apenas um rumor e que seria um desperdício de tempo ficar pensando muito sobre isso “, ele comentou sobre os rumores de que Eric Boullier poderia ir para a Ferrari.

Sobre Stoffel Vandoorne
“Stoffel está sempre com a equipe, como nos dias de filmagem, no simulador e nas corridas, então não é como se alguém novo estivesse vindo para a equipe. Tanto Jenson como ele estão no mesmo nível em termos de relacionamento. Ambos vamos trabalhar duro para ajudar a equipe a ir para a frente e ser mais competitiva, certamente o trabalho será duro durante o inverno. Sabemos que temos dias muito limitados para testar antes da primeira corrida, temos também grandes mudanças nas regras. Precisamos do máximo de profissionalismo e disciplina nos dois primeiros meses”, ele comentou sobre o seu companheiro 2017, Stoffel Vandoorne.

Sobre a assinatura de Nico Hulkenberg com a Renault
“Eu acho que é uma decisão muito boa para ambas as partes. Nico precisa de um novo desafio depois de ficar mais dois anos na Force India, e para mim é um dos pilotos mais talentosos. O fato de se juntar a um dos grandes fabricantes é uma grande oportunidade para se tornar campeão mundial um dia. Para a Renault é também uma grande oportunidade de ter um dos pilotos mais talentosos do mundo.”

Sobre o Circuito das Américas
“A frenagem em subida meio inclinada da primeira curva é muito especial e há um momento em que, na verdade, você só vê o céu. Você não vê o apex da curva e tem que supor um pouco. É muito difícil repetir o traçado duas vezes em duas voltas e é um verdadeiro desafio para nós. Os Estados Unidos me encanta e eu acho que esta corrida é muito bem organizada. Apesar da Formula 1 não ser tão grande aqui, os fãs que vêm para a pista são realmente entusiasmados e apaixonados.”

Sobre Daniel Ricciardo
“Ricciardo, da forma como encara as corridas, parece muito comprometido em tudo o que faz. Na pista você não vê quaisquer erros quando está perto dele. Suas ultrapassagens são as melhores, quando você percebe um movimento, 99% das vezes elas são bem sucedidas. Em 2014 contra Vettel ele mostrou um desempenho impressionante e estava muito à frente do alemão em todos os pontos de pilotagem, em foco, freadas e ultrapassagens. Venceu Vettel tão fácil que seria agora a minha opção”, apontando Ricciardo como o atual melhor piloto no grid à BBC.

Alonso acredita que a McLaren-Honda pode deixar para trás as dificuldades das duas últimas temporadas em 2017, graças às novas regras. Além disso, ele acredita que tem muito mais a ganhar do que os seus rivais para a próxima temporada, porque ele pode tirar proveito da mudança de regulamento.

As modificações aerodinâmicas e pneus mais largos farão com que os carros sejam cerca de quatro segundos mais rápidos em 2017, enquanto a Fórmula 1 tem como objetivo melhorar o show com uma máquina mais agressiva. Esta é a primeira mudança de regra desde o início da era do V6 híbrido em 2014. Esta pode ser uma oportunidade para que as equipes assumam maiores riscos neste inverno.

Sobre as mudanças em 2017
“As mudanças para a próxima temporada vão misturar os carros no grid e acho que algumas das informações que temos para este carro não serão mais úteis no próximo ano, porque vai mudar tudo, mas estou feliz com a estrutura e organização que temos. Honda e McLaren estão trabalhando muito mais perto do que nos últimos dois anos. No ano passado tivemos muitas dificuldades, mas sabíamos que melhorar o motor não seria difícil, porque tinha um desempenho básico muito baixo. Eu acho que no próximo ano, o ritmo será ainda maior porque a organização mudou muito. Nós temos um monte de pessoas e recursos, muitas idéias e tudo que eu vejo parece muito mais lógico para o próximo ano, por isso mesmo com as regras mudando tanto, penso que a equipe está bem pronta para atacar as regras do próximo ano com muita confiança, porque cresceu muito nos últimos 15 ou 16 meses “, afirmou para o site Crash Net.

AS - www.autoracing.com.br

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