F1 – Alonso: Ferrari é uma equipe quase perfeita

quarta-feira, 2 de maio de 2012 às 12:14

F112-alonso-china-rosto-sabado615
Fernando Alonso está convencido de que a Ferrari é uma equipe quase perfeita, apesar de não ter conseguido produzir um carro que lhe permita lutar por vitórias regularmente.

“Eu não tenho dúvida. No que diz respeito aos fatores externos, agora nós somos uma equipe quase perfeita”, declarou Alonso em uma entrevista ao Gazzetta dello Sport.

Apesar de o bicampeão mundial admitir que forçar seu carro ao limite foi como “caminhar em uma corda esticada”, ele acredita que as dificuldades recentes tornaram a Ferrari bem mais forte.

“É como caminhar em uma corda esticada a 30 metros acima do chão, você nunca pode cometer erros. Se atingir uma zebra na Q1, fica fora. O mesmo ocorre na Q2 se uma roda trava em uma curva. Mas tudo isso torna a equipe mais forte. Os erros que cometemos em 2010 e 2011 com a estratégia, pit-stops e erros dos pilotos não aconteceram mais”.

“É porque a equipe, caminhando nessa corda esticada, atingiu um nível de profissionalismo e confiança mais alto do que você pode imaginar. Ainda falta o mais importante, o carro mais rápido, mas as dificuldades desses anos fizeram a equipe melhorar com o dobro da velocidade comparado a um ano normal”. Ao ser questionado se acha que a Ferrari pode conquistar o título sem ter o melhor carro, ele disse: “Sim”.

O espanhol disse que a equipe italiana conseguiu minimizar os danos nas quatro primeiras corridas do ano, mas admite que é preciso reagir rapidamente agora que a temporada européia vai começar. Contudo, ele negou que suas esperanças de ser campeão em 2012 estarão efetivamente acabadas se a Ferrari não conseguir ganhar terreno suficiente em relação às equipes de ponta até o GP da Espanha da próxima semana.

“De certo modo, nós salvamos as quatro primeiras etapas, mas agora precisamos reagir e assumir o controle. De qualquer maneira, nunca desistimos. Este é apenas o primeiro passo, temos de reduzir consistentemente a desvantagem corrida após corrida. Se as coisas forem ruins em Montmelo, nossa temporada não estará acabada”.

Alonso também avalia que sua equipe vem pagando o preço pela falta de testes na Fórmula 1, porque ele diz que sua estrutura é baseada no trabalho na pista. “Sofremos mais do que os outros, porque a filosofia de desenvolvimento da Ferrari sempre foi baseada nisso”, acrescentou ele.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.