F1 – Algumas infos da reunião em Paris hoje sobre 2021

quarta-feira, 16 de outubro de 2019 às 18:47

GP do Brasil em Interlagos

A Formula 1 está se preparando para publicar seus regulamentos planejados para 2021 a tempo de cumprir o prazo para um acordo no final deste mês.

As novas regras, que incluem um pacote aerodinâmico significativamente revisado, receberam apenas pequenas alterações após objeções de algumas equipes que consideraram que havia pouco espaço para inovações futuras.

Os regulamentos foram desenvolvidos pela Liberty Media, detentora de direitos comerciais da Formula 1, e pela entidade reguladora do esporte, a FIA. Um dos principais objetivos das mudanças no desenho do carro foi permitir que os carros corressem mais de perto uns dos outros e ultrapassassem com mais facilidade.

No entanto, seis equipes – Ferrari, Mercedes, Red Bull, Haas, Racing Point e Toro Rosso – levantaram objeções sobre até que ponto o desenho do carro seria padronizado sob as novas regras. “Não apoio as corridas de GP1”, disse o chefe da equipe da Haas, Guenther Steiner, no GP do Japão no fim de semana passado.

Embora tenham sido feitas algumas concessões às demandas das equipes, elas ocorreram apenas em áreas que se acredita que não afetarão o trabalho realizado para reduzir o efeito negativo da turbulência de um carro sobre o outro.

Outras mudanças aerodinâmicas nos carros também foram aceitas em uma reunião de F1, FIA e representantes de equipes em Paris hoje. Isso incluiu um aumento no tamanho das placas finais das asas para criar mais espaço para os logotipos dos patrocinadores.

Entre os outros aspectos das regras discutidas hoje, estava a possibilidade de reintroduzir um congelamento parcial no desenvolvimento do motor, a fim de limitar os custos. Conforme relatado anteriormente, o plano para introduzir sistemas de freios padronizados foi abandonado.

Também foi discutida a possibilidade de adiar as alterações nos regulamentos para 2022 para terem mais tempo para que eles sejam refinados, mas isso não foi muito bem aceito. A Ferrari manterá poderes de veto limitados após 2020, mas estes estarão sujeitos a condições específicas.

Corridas curtas ao invés de treino de classificação
O plano para introduzir corridas classificatórias em três GPs no calendário da F1 de 2020 não conseguiu obter o apoio unânime necessário para garantir que ele vá em frente. No entanto, isso ainda poderá acontecer, se a proposta for aprovada antes do início da temporada 2020 da F1 em março.

Segundo o plano, o treino de classificação não seria realizado em três corridas no próximo ano. Esses sábados apresentariam uma corrida curta, na qual os 20 pilotos seriam organizados na ordem inversa da classificação do campeonato, e a ordem de chegada dessas corridas definiria o grid para a corrida de domingo.

As corridas classificatórias aconteceriam no GP da França, Bélgica e Rússia. As corridas foram escolhidas com base no momento em que ocorrem no calendário, na adequação do circuito e na quantidade de ultrapassagens ocorridas nos locais nas últimas temporadas. A Ferrari teria sido contra uma corrida de classificação em seu evento em casa na Itália.

Algumas equipes levantaram preocupações publicamente sobre o plano de corridas classificatórias. O CEO da Racing Point e o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, destacaram que realizar corridas adicionais podem levar a aumento de custos causados por acidentes. Também pode significar alterar a alocação de pneus para fins de semana com corridas classificatórias.

Amanhã devemos ter mais informações sobre a reunião de hoje.

AS - www.autoracing.com.br

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