F1 – Alemanha 2016: Hamilton amplia sequência de vitórias

domingo, 22 de julho de 2018 às 8:10
Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton, da Mercedes, ampliou sua vantagem na pontuação antes das férias de verão da Fórmula 1 com uma vitória dominante no GP da Alemanha em Hockenheim.

O atual campeão mundial tirou proveito da má largada do pole position e companheiro de equipe Nico Rosberg para assumir a liderança antes da curva 1 e controlou a corrida. Foi o sexto triunfo de Hamilton em sete etapas; agora, ele tem 19 pontos de vantagem sobre Rosberg.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, garantiu a segunda colocação, 6.9s atrás, com seu companheiro Max Verstappen completando o pódio em terceiro.

Rosberg largou mal e caiu para quarto, enquanto Verstappen passou Ricciardo por fora na curva 1 para ficar em segundo atrás do líder Hamilton.

Na primeira rodada de pit-stops, Mercedes e Red Bull separaram as estratégias, com Rosberg e Verstappen colocando os pneus supermacios e Hamilton e Ricciardo recebendo os macios. Contudo, todos eles acabaram fazendo três paradas.

Verstappen enfrentou dificuldades com aquela borracha, permitindo que Rosberg reduzisse a diferença e então parasse cedo para tentar retornar à frente. A Red Bull reagiu e também chamou o holandês; ele voltou à frente, mas Rosberg pegou o vácuo na reta antes do hairpin.

O alemão mergulhou por dentro, com Verstappen se movimentando na zona de freada antes de lhe dar um pouco de espaço. Rosberg entrou forte demais na curva, empurrando Verstappen para fora. Depois de uma investigação, o piloto da Mercedes recebeu uma punição de 5s.

Hamilton e Ricciardo ficaram mais tempo na pista antes de suas segundas paradas e colocaram os supermacios. Verstappen e Rosberg haviam saído com os macios.

Isso ajudou Ricciardo a ultrapassar Verstappen, e quando ele colocou outro jogo de supermacios no último pit-stop e Hamilton voltou aos macios, o australiano foi em busca da vitória. Porém, Hamilton tinha sobras, aumentando seu ritmo quando era necessário para se manter à frente e vencer mais uma vez.

Rosberg aparentemente foi segurado por mais de 5s em sua última parada e retornou em quarto, perdendo todas as esperanças de subir ao pódio.

A Ferrari praticamente não apareceu; Sebastian Vettel terminou em quinto, com um atraso de 32.5s em relação ao vencedor na bandeirada, e seu companheiro Kimi Raikkonen chegou outros 4.4s atrás, após inverterem as posições na largada.

Com isso, a Ferrari foi ultrapassada pela Red Bull, que obteve seu primeiro pódio duplo desde a Hungria em 2015, na disputa pelo terceiro lugar no campeonato de construtores.

Nico Hulkenberg chegou em sétimo, seguido por Jenson Button e Valtteri Bottas, que fez um último trecho longo com os pneus macios. Sergio Perez tomou a 10ª posição de Fernando Alonso a três voltas do final.

Felipe Massa e Felipe Nasr foram os únicos que abandonaram, com o piloto da Williams entrando na garagem com suspeita de danos na suspensão após ser atingido por Jolyon Palmer na largada.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 1h30m44.200s
2 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 6.996s
3 Max Verstappen Red Bull/Renault 13.413s
4 Nico Rosberg Mercedes 15.845s
5 Sebastian Vettel Ferrari 32.570s
6 Kimi Raikkonen Ferrari 37.023s
7 Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1m10.049s
8 Jenson Button McLaren/Honda 1 volta
9 Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1 volta
10 Sergio Perez Force India/Mercedes 1 volta
11 Esteban Gutierrez Haas/Ferrari 1 volta
12 Fernando Alonso McLaren/Honda 1 volta
13 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1 volta
14 Carlos Sainz Toro Rosso/Ferrari 1 volta
15 Daniil Kvyat Toro Rosso/Ferrari 1 volta
16 Kevin Magnussen Renault 1 volta
17 Pascal Wehrlein Manor/Mercedes 2 voltas
18 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 2 voltas
19 Jolyon Palmer Renault 2 voltas
20 Rio Haryanto Manor/Mercedes 2 voltas
21 Felipe Nasr Sauber/Ferrari abandono
22 Felipe Massa Williams/Mercedes abandono

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.