F1 – Ajuste nas regras pode fornecer mais pneus de classificação

Pirelli

Pirelli

A Fórmula 1 pode fornecer mais conjuntos de pneus de classificação aos pilotos simplesmente acabando com o enorme desperdício de borracha que acontece a cada fim de semana, afirma a Pirelli.

À frente de uma decisão na quinta-feira para definir sobre o formato de classificação da F1, muito do foco sobre como melhorar o espetáculo de sábado girou em torno do número de pneus que cada piloto tem.

Uma das razões que a classificação por eliminação foi criticada era que os pilotos não podiam sair nos minutos finais do Q3 porque tinham acabado os pneus novos.

Com a F1 avaliando um novo formato agregado, é possível que possa haver problemas semelhantes – e a necessidade da Pirelli em fabricar mais conjuntos disponíveis para as equipes.

Mas com a Pirelli certa que já é tarde demais para a fabricação de todos os novos pneus para o GP da China, Paul Hembery acredita que mudanças nas regras de alocação de pneus seria suficiente para ajudar a situação.

“O que disse para as equipes é que elas continuam pedindo conjuntos extras de pneus, e eu continuo levando pilhas de pneus novos”, disse ele. “Então, em algum lugar do outro lado da linha, algo não está funcionando. Se estivéssemos saindo de um fim de semana com tudo usado e as equipes reutilizando pneus usados, então, sim, temos que fazer algo diferente”.

“Mas nós temos uma situação agora onde há muitos pneus novos não usados, por isso estamos utilizando mal nossos recursos”.

Hembery diz que a questão fundamental é que todas as equipes estão atualmente recebendo conjuntos extras dos pneus mais macios para o Q3, apenas no caso de chegar lá.

Mas, com apenas oito carros realmente os usando, os restantes 14 conjuntos são desperdiçados já que são destruídos depois de um fim de semana.

“Isso é claramente um desperdício de energia e dinheiro. Então, vamos analisar de forma inteligente o que vem acontecendo ao longo de um fim de semana de corrida e, com pequenas mudanças na forma como alocamos ou recebemos de volta os pneus, podemos conseguir uma melhor utilização”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.