F1 – Afinal, a velocidade em reta diminuiu este ano?

Lewis Hamilton - Austrália 2017

Lewis Hamilton – Austrália 2017

Muito tem se dito na imprensa de modo geral, que os carros atuais ganharam velocidade em curvas, mas perderam em retas.

Será que perderam mesmo?

Teoricamente os carros perderiam mesmo velocidade em reta, já que a aerodinâmica aumentou muito neste regulamento em relação ao vigente até ano passado. E com o aumento da aerodinâmica vem o aumento do downforce e do arrasto. E é o arrasto que prejudica a velocidade em retas. Isso sem contar os pneus, que por serem mais largos tornaram-se um obstáculo maior para o ar frontal.

Mas Formula 1 é Formula 1. Lá estão os melhores engenheiros e especialistas em aerodinâmica automotiva do mundo. Além de eles terem os mais avançados programas de dinâmica de fluidos computacional (em inglês: Computational Fluid Dynamics — CFD), eles tem também os melhores túneis de vento.

E como você sabe, o objetivo da aerodinâmica num monoposto de corrida é aumentar o downforce o máximo possível aumentando o arrasto o mínimo possível. Será que eles conseguiram?

Olhando as tabelas abaixo podemos tranquilamente dizer que sim, eles conseguiram, ou pelo menos a maioria das equipes conseguiu.

Comparamos as velocidades máximas dos carros em Melbourne em 2016 e 2017. Mesma pista, mesma época do ano, mesmas equipes, mas com regulamentos diferentes.

Veja o que aconteceu:

Classificação 2016 Corrida 2016
Pos  Piloto   Km/h  Pos  Piloto   Km/h 
1 Nico Hülkenberg 330.3 1 Nico Rosberg 315.6
2 Valtteri Bottas 329.8 2 Lewis Hamilton 314.8
3 Felipe Massa 328.7 3 Valtteri Bottas 314.4
4 Sergio Pérez 328.4 4 Max Verstappen 313.3
5 Lewis Hamilton 328.1 5 Sebastian Vettel 312.1
6 Sebastian Vettel 325.9 6 Carlos Sainz 311.4
7 Pascal Wehrlein 325.8 7 Nico Hülkenberg 310.8
8 Kimi Räikkönen 325.8 8 Daniel Ricciardo 309.7
9 Nico Rosberg 325.3 9 Pascal Wehrlein 309.3
10 E.Gutiérrez 325.3 10 Felipe Massa 308.2
11 Rio Haryanto 324.8 11 Sergio Pérez 308.0
12 Romain Grosjean 324.2 12 Kevin Magnussen 307.9
13 Marcus Ericsson 322.7 13 Romain Grosjean 304.0
14 Felipe Nasr 322.1 14 Felipe Nasr 303.2
15 Kevin Magnussen 321.4 15 E.Gutiérrez 302.4
16 Carlos Sainz 320.9 16 Marcus Ericsson 302.0
17 Daniel Ricciardo 320.8 17 Rio Haryanto 301.5
18 Jolyon Palmer 320.6 18 Jenson Button 301.3
19 Jenson Button 320.4 19 Jolyon Palmer 300.4
20 Fernando Alonso 320.2 20 Fernando Alonso 299.3
21 Daniil Kvyat 319.6 21 Kimi Räikkönen 297.0
22 Max Verstappen 319,6

Agora vejamos em 2017:

Classificação 2017
Corrida 2017
Pos  Piloto   Km/h  Pos  Piloto   Km/h 
1 Lance Stroll 328.6 1 Daniil Kvyat 320.8
2 Sergio Pérez 328.1 2 Lance Stroll 320.3
3 Nico Hülkenberg 326.2 3 Nico Hülkenberg 318.3
4 Lewis Hamilton 325.5 4 Lewis Hamilton 318.0
5 Jolyon Palmer 325.4 5 Esteban Ocon 317.6
6 Esteban Ocon 324.4 6 Valtteri Bottas 316.3
7 Felipe Massa 324.3 7 Kevin Magnussen 315.7
8 Kimi Räikkönen 322.8 8 Max Verstappen 315.3
9 Daniil Kvyat 322.3 9 Sebastian Vettel 314.6
10 Sebastian Vettel 322.0 10 Carlos Sainz 312.1
11 Carlos Sainz 322.0 11 Sergio Pérez 309.2
12 Max Verstappen 321.8 12 S.Vandoorne 306.9
13 Romain Grosjean 321.6 13 Kimi Räikkönen 304.3
14 Valtteri Bottas 321.1 14 Daniel Ricciardo 303.8
15 Kevin Magnussen 320.5 15 Felipe Massa 303.0
16 Daniel Ricciardo 318.0 16 A.Giovinazzi 298.7
17 Marcus Ericsson 317.4 17 Jolyon Palmer 295.1
18 Fernando Alonso 316.6 18 Romain Grosjean 294.7
19 A.Giovinazzi 315.9 19 Fernando Alonso 290.8
20 S.Vandoorne 314.4 20 Marcus Ericsson 290.7

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.