F1 – Adrian Newey descreve novas regras de 2017 como uma “mistura”

domingo, 15 de janeiro de 2017 às 10:18
Adrian Newey

Adrian Newey

O diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, descreveu as mudanças na regulamentação da Fórmula 1 de 2017 como uma “mistura” e é cauteloso sobre se o aumento dos níveis de downforce poderá ser prejudicial para as corridas.

A F1 entrará em uma nova era de regulamentos técnicos para 2017, com carros devendo ser de quatro a cinco segundos por volta mais rápidos do que em 2016, devido à aerodinâmica revista e aos pneus Pirelli muito mais amplos.

Newey, que supervisionou o projeto do RB13 da Red Bull, está consciente de que as alterações nos carros podem ter um impacto negativo nas ultrapassagens. “Eu acho que (é) uma mistura de algumas maneiras, sentimentos mistos, o downforce extra é um grande pedaço”, disse Newey no Autosport Show.

“Isso significa que curvas rápidas como a Copse em Silverstone agora serão feitas de pé no fundo, mesmo na corrida, então algumas curvas rápidas serão como se fossem retas. Os carros serão, portanto, mais físicos para se guiar, acho que é uma coisa boa, principalmente para os músculos do pescoço, os pilotos estão fazendo muito treinamento para aumentar seus pescoços”, comentou.

“Mas a ultrapassagem é uma preocupação, isso significa que as distâncias de frenagem serão muito curtas. Sim, é claro que você pode resolver isso com a (asa) DRS (Sistema de Redução de Arrasto), para mim a DRS é uma solução para ultrapassagem, mas uma ultrapassagem com DRS não é um evento memorável”, criticou Newey.

No entanto, o lendário projetista sabe que os carros de F1 precisam permanecer visualmente espetaculares para manter o público envolvido. “(Há o) debate de que os carros devem ter muita força aerodinâmica, possivelmente em detrimento da corrida, ou devemos tirar todas as asas e voltar para o que costumava ser?”, lembrou ele.

“Se você tirar muito downforce, os carros vão parecer lentos. Os carros precisam ser rápidos porque a televisão tem o efeito de desacelerar tudo”, concluiu o dirigente da Red Bull.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.