F1 2010: Sensacional…

terça-feira, 11 de janeiro de 2011 às 20:25

vettel-campeao-2010

Sebastian Vettel é o campeão numa das melhores temporadas de F1 que presenciei até hoje desde 1972. Tudo este ano conspirou a favor da F1; o novo regulamento, o grid mais cheio, a volta de Schumacher, a entrada da Mercedes, a pouca esportividade da Ferrari, a arrogância de Fernando Alonso, a total esportividade da Red Bull, a quantidade de corridas com tempo instável e até a quantidade de erros que Vettel cometeu durante o ano.

Sim, Vettel é o campeão na última corrida, mas se ele não tivesse cometido tantos erros, o campeonato poderia ter sido decidido bem antes. Ainda bem que ele é jovem e impetuoso, senão teria corrido menos riscos e não teríamos uma temporada tão boa.

Mas, voltando à primeira frase deste texto, eu sinceramente achei que nunca mais veria uma temporada tão boa como esta. A Formula 1 viveu uma década terrível de 1994 a 2004, quando os títulos foram vencidos por campeões “sem graça” seguidamente. Em 94 depois que Senna morreu criou-se um enorme vácuo na categoria, já que ele era o último dos campeões com personalidade marcante. Então tivemos Schumacher vencendo um campeonato totalmente fora das regras em 94, um Schumacher sensacional, mas sem adversários a altura em 95 e, partir de 96 o melhor carro vencendo sem adversários. A audiência caiu no mundo todo e a F1 demorou demais para fazer alguma coisa a respeito.

Foi necessário aparecer um grande piloto na equipe certa na hora certa para terminar com o domínio da era Schumacher. Fernando Alonso venceu em 2005 contra todas as possibilidades e em 2006 confirmou que se tratava de um grande piloto. Schumacher se aposentou e parecia que iríamos começar uma era Alonso, ou seja, Alonso dominaria a F1 como Schumacher tinha feito nos anos anteriores. Mas um inglês negro chegou para bagunçar a nova ordem e em apenas uma temporada (2007) mandou Alonso de volta para uma equipe onde suas chances eram mínimas.

E em 2008 aquele inglês venceu tornando-se o primeiro negro e o mais jovem campeão da história. Até então a F1 não havia feito nada; simplesmente o destino estava fazendo sua parte para melhorar o espetáculo. Mas era pouco, as disputas na pista continuavam fracas, os carros tinham muitas dificuldades para ultrapassar e corridas-procissões estavam aborrecendo os fãs.

Finalmente em 2009 a FIA e as equipes tomam uma providencia e mudam bastante o regulamento. Mudam tanto que uma equipe novata e com pouco dinheiro consegue fazer um carro vencedor. As possibilidades de ultrapassagens melhoram, o campeonato começa a atrair novos fãs e reconquistar alguns outros que havia perdido. Jenson Button vence pela Brawn, mas sua disputa contra Rubens Barrichello e Sebastian Vettel é dura, emocionante.

Para 2010 tudo muda novamente. Novas equipes, novos pilotos em posições-chave nas equipes grandes e um novo regulamento. A Red Bull, assim como terminou em 2009, começa 2010 com o melhor carro. Mas tem uma dupla de pilotos instável; Webber praticamente se aposentando e Vettel ainda muito ansioso e cometendo muitos erros. Na McLaren temos os dois últimos campeões mundiais e a expectativa é altíssima. Fernando Alonso finalmente num carro de ponta novamente ao lado de Felipe Massa e Michael Schumacher voltando para a categoria numa histórica equipe alemã, com os técnicos campeões de 2009 e com todo o dinheiro do mundo.

Esta temporada tinha tudo para ser excelente e eu escrevi isso no dia 2 de março deste ano numa coluna intitulada “Como será a Formula 1 em 2010?” . Realmente o campeonato terminou mais ou menos como previ naquela coluna, mas “como” as coisas aconteceram é que fez a diferença entre uma temporada previsível e uma emocionante.

Parabéns a Sebastian Vettel e que ele seja bem recebido no clube dos campeões, afinal a segunda parte de sua temporada foi digna de um deles!

E não podemos deixar de mencionar o dono da Red Bull, Dieter Mateschitz, que mesmo correndo o sério risco de perder o campeonato de pilotos, não perdeu a esportividade em nenhum momento. Mesmo contra pressões vindas de todos os lados, deu ordens expressas para que equipe e pilotos mostrassem se eram capazes de vencer na pista, de forma limpa e esportiva. Virei fã e a partir de agora serei um contumaz consumidor de sua bebida energética!

Um abraço e até a próxima!

Adauto Silva

adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.