F-Truck – Duas equipes treinam no Paraná para etapa goiana

sábado, 1 de junho de 2013 às 9:48

Raijan Mascarello

A preparação para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, confirmada para 9 de junho no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), levou duas equipes da categoria a agendar testes em pistas do Paraná. A 72 Sports/Ford Racing Trucks treinou nesta sexta-feira (31) em Londrina, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A Muffatão estará na pista neste sábado (1º), em Cascavel, no Autódromo Zilmar Beux.

A equipe Ford atuou em Londrina com seus dois pilotos. Djalma Fogaça testou avanços nas configurações eletrônicas do caminhão. Ao mesmo tempo, seu novo companheiro de equipe, o mato-grossense Raijan Mascarello, esteve na pista para intensificar sua adaptação ao equipamento – piloto de experiência em competições de gran turismo e também em competições de velocidade na terra, ele fará em Goiânia sua estreia na Fórmula Truck.

“Nossos caminhões costumam render bem nas corridas em Goiânia, nós vamos para lá apostando em coisa boa”, manifesta Fogaça. “É difícil fazer uma previsão quanto a resultados, há muitos pilotos e equipes fortes, mas estamos no grupo dos oito mais rápidos”, aposta. Para Mascarello, o teste foi produtivo. “Para um primeiro dia, meus tempos de volta foram bons. E numa pista como a de Londrina, que é bem difícil. Vou pegar logo o ritmo da Truck”, acredita.

Muffato, no treino em Cascavel, vai experimentar dois caminhões Scania para escolher, entre eles, qual vai pilotar no GP Crystal. O modelo com que seu filho David Muffato participou dos treinos da etapa de Tarumã, que teve a frente destruída em um acidente na tomada de tempos classificatório, foi remodelado pela equipe Muffatão e passou a ter dianteira estendida. O piloto acredita que a opção deva ser pelo caminhão reconstruído desde março.

“Acabamos reformulando o projeto do caminhão, que agora é ‘bicudo’. É um tipo de caminhão que proporciona uma distribuição de peso mais regular e que oferece uma posição de dirigir mais confortável. O piloto fica entre os dois eixos. No modelo cara-chata, o piloto fica um pouco à frente do eixo dianteiro”, compara. “Vou testar os dois caminhões e, a partir do rendimento de cada um, estará feita a escolha do equipamento para Goiânia”, antecipa.

CALENDÁRIO
A temporada da Fórmula Truck já teve provas em Viamão (RS), no dia 10 de março, Londrina (PR), dia 7 de abril, e Caruaru (PE), em 19 de maio. As demais etapas que compõem o calendário são os seguintes: 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.