F-Truck – Chuva surpreende e marca a prova de encerramento da temporada

domingo, 9 de dezembro de 2012 às 20:01
Danilo Dirani

Danilo Dirani

Foram dois dias de calor intenso em Brasília durante os treinos livres e tomada de tempos da última etapa da Fórmula Truck em 2012. Neste domingo, porém, foi a chuva que deu seu ar da graça e surpreendeu pilotos e equipes para a disputa da 10ª corrida do ano. Nas condições adversas da pista, destaque para a vitória de Leandro Totti – que chegou a seis triunfos no ano em que conquistou os títulos Sul-Americano e Brasileiro – e para o desempenho dos caminhões da equipe 72 Sports / Ford Racing Trucks.

O piso molhado evidenciou uma das principais características da equipe comandada pelo experiente Djalma Fogaça – que desde outubro voltou a ocupar, também, a função de piloto na equipe ao lado de Danilo Dirani e Pedro Gomes. Largando dos boxes, o chefe da equipe foi um dos protagonistas da corrida ao fazer mais de 12 ultrapassagens no asfalto traiçoeiro e, mesmo tendo de pagar um drive-through por excesso de velocidade no trecho de radar, terminou na 12ª posição.

“Nós tínhamos caminhões muito competitivos para esta corrida. Infelizmente tive essa punição e um problema na bomba de alimentação, que começou a gerar falhas do motor nos trechos de reta. Mas o ritmo do início de corrida certamente me levaria para brigar pelo pódio”, avaliou Fogaça, que mostrou bom ritmo mesmo sem ter treinado na sexta-feira.

Piloto do caminhão #43 da equipe, o paulista Pedro Gomes também destacou o ritmo de prova do seu Ford Cargo, tanto na chuva, quanto com a pista parcialmente seca no fim da corrida. “Com a chuva nós sabíamos que o caminhão seria competitivo e realmente isso aconteceu. Consegui ganhar muitas posições nas primeiras voltas, mas ainda no começo da corrida entupiu meu catalisador e tive de parar para tirá-lo. E esse problema gerou um outro, que era o excesso de fumaça”, comentou. “Na última parte da corrida, mesmo com voltas de atraso, andei junto do Felipe Giaffone e tinha um caminhão até mais rápido que o dele em alguns momentos”, contou Pedro Gomes.

Para Danilo Dirani, vice-campeão Sul-Americano da Fórmula Truck no ano passado com a Ford, o bom desempenho veio na parte “seca” da corrida, quando conseguiu ganhar posições para cruzar a linha de chegada em 13º.

“O começo foi bem difícil para mim. Meu caminhão não tinha aderência e, com isso, fui perdendo posições. Quando começou a secar é que puder andar melhor e recuperar alguns lugares”, comentou.

Encerrada a temporada, a Fórmula Truck tira férias para recarregar as energias e se preparar para o campeonato de 2013, que já tem data e local para começar. A abertura da próxima temporada está marcada para o dia 10 de março em Tarumã, no Rio Grande do Sul.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.