F-3 Sudamericana – Guilherme Silva vence a primeira em Santa Cruz

sábado, 10 de setembro de 2011 às 17:36

f311-gsilva-350O mineiro Guilherme Silva venceu na manhã deste sábado (10) a 16a etapa da temporada 2011 da Fórmula 3 Sudamericana Petrobras. A prova foi realizada no autódromo de Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, com pista seca, céu azul e temperatura ambiente na casa dos 24oC – condições climáticas bem diferentes das do dia anterior, marcado pelo frio e pela chuva.

Largando da sexta posição depois de ter sido excluído do treino de classificação – ele recebeu ajuda dos fiscais para recolocar seu carro na pista após rodar -, Silva não demorou a brigar pela liderança com o pole position Bruno Bonifácio. Depois do incidente com o carro de Ricardo Landucci, que ficou parado em posição perigosa no miolo do circuito ainda na primeira volta, o safety car foi acionado e ajudou a definir a corrida.

“A bandeira amarela acabou não fazendo com que eu me aproximasse dos dois primeiros, mas foi decisiva para que eu ultrapassasse o Fabiano (Machado). Ele não contornou tão bem a curva de entrada da reta no momento da relargada e isso permitiu que eu fizesse a manobra. Daí em diante, pude partir para o ataque ao Bruno (Bonifácio)”, comentou o vencedor, que assumiu a segunda posição na sexta volta.

Esta foi a quarta vitória de Guilherme Silva na F-3 Sudamericana e, por coincidência, a quarta conquistada em pistas gaúchas. Vencedor das três corridas disputadas no Velopark no mês de março, ele quebrou um jejum pessoal de sete provas sem chegar ao alto do pódio, já que não participou de cinco das doze corridas realizadas desde a etapa de Nova Santa Rita. Com o resultado de hoje, Silva reassumiu a vice-liderança do campeonato com 193 pontos. O primeiro colocado ainda é Fabiano Machado, que soma 325.

Machado, da Cesário Fórmula, reconheceu que a relargada foi um dos momentos decisivos da corrida. Ele acredita, no entanto, que mesmo mantendo a vice-liderança naquele trecho, não teria tido condições de vencer pela 11a vez neste ano. “Acabei cometendo um pequeno erro que me custou a segunda posição. Mas nesta etapa, ao menos até este momento, não venho tendo um ritmo tão bom quanto em outras corridas. Foi difícil acompanhar os primeiros, precisei andar no limite o tempo todo, e agora só nos resta melhorar o carro para as duas corridas finais”, comentou.

Boni volta a surpreender – Como esperado depois da surpreendente pole position conquistada ontem (sexta, 9), o paulista Bruno Bonifácio foi um dos destaques da primeira corrida deste sábado em Santa Cruz do Sul. Mesmo com um carro mais antigo do que os monopostos da classe principal da F-3, ele conseguiu se manter na liderança geral da corrida por quinze voltas, e conquistou a vitória na classe Light.

“Por guiar um carro com aerodinâmica menos eficiente, preciso sempre ir ao limite extremo para acompanhar os carros da classe principal, e isso causa um maior desgaste no meu carro. Depois da sétima volta eu já não tinha mais pneus em boas condições, e ficou muito difícil contornar as curvas de alta. Como elas são abundantes nessa pista, não tive como manter a liderança”, comentou Bonifácio.

Ele retorna à F-3 Sudamericana depois de excursionar pela Europa nos mesmos dias em que foram realizadas as corridas de Campo Grande. E, em razão da grande vantagem conquistada no início da competição, segue como líder isolado do campeonato. Bruno passou a somar 268 pontos na tabela, contra 68 do vice-líder, Luir Miranda. O gaúcho Jonathan Mello e o paulista Ricardo Landucci completaram o pódio, mas não pontuaram por não terem completado 75% da etapa.

Veja como terminou a primeira corrida deste sábado em Santa Cruz do Sul, e como ficou o campeonato após 16 etapas:

Corrida
1) Guilherme Silva, 25 voltas
2) Bruno Bonifácio, a 4s409
3) Fabiano Machado, a 4s957
4) Ronaldo Freitas, a 1min07s714
5) Jonathan Mello, a 15 voltas (pane elétrica)
6) Leonardo Souza, a 24 voltas (motor)
7) Ricardo Landucci, a 25 voltas (acidente)

Campeonato

F-3 Sudamericana
1) Fabiano Machado, 325 pontos
2) Guilherme Silva, 202
3) Ronaldo Freitas, 193
4) Fernando Resende, 167
5) Leonardo Souza, 142
6) João Leme, 127

F-3 Sudamericana Light
1) Bruno Bonifácio, 268 pontos
2) Luir Miranda, 68
3) Algusto Scalbi, 61
4) Hernán Bueno, 45
5) Ricardo Landucci, 43
6) Suzane Carvalho, 40
7) Stuart Turvey, 36
8) Beto Monteiro, 25

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.