Estatísticas mostram que Vettel mereceu o título da F1 em 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 às 12:19

De acordo com as estatísticas, Sebastian Vettel mereceu ser campeão mundial em 2010. Enquanto alguns disseram que o alemão cometeu erros demais e herdou o título devido ao erro estratégico da Ferrari em Abu Dhabi, uma análise da Auto Motor und Sport mostra que ele foi o destaque da temporada em termos de performance.

Vettel não apenas encerrou o ano com o maior número de pontos, como também empatou com Fernando Alonso em número de vitórias (cinco).

E ele foi facilmente o melhor nas classificações de 2010, com dez poles contra cinco do companheiro de equipe Mark Webber. O chefe da Red Bull, Christian Horner, insistiu: “Se Sebastian não tivesse tido tanto azar, ele teria vencido nove corridas”.

Além disso, a posição média no grid de Vettel foi 1.95, comparada a 2.79 de Webber. A posição de largada média de Alonso foi apenas 5.79, atrás de Lewis Hamilton, da McLaren.

Uma análise dos tempos de volta de Vettel nos treinos ao longo dos 19 eventos da temporada mostra uma vantagem de 0.051s por volta sobre Webber. O alemão esteve na liderança das corridas por mais de 2000 quilômetros, enquanto Webber não chegou a 1500. Alonso ficou apenas em quarto nessa categoria, separando as duas McLarens.

Quanto às voltas mais rápidas, Vettel foi apenas o terceiro com três triunfos, comparado aos cinco de Alonso e Lewis Hamilton. Ele também ficou em terceiro no ranking da confiabilidade, com o F10 da Ferrari tendo completado o maior número de voltas em 2010.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.