Equipes da Formula 1 pedem teste dos pneus de chuva

quarta-feira, 19 de novembro de 2014 às 9:32

Sebastian Vettel no GP do Japão

As equipes da Fórmula 1 pediram para o Grupo de Estratégia ajudar a Pirelli a organizar um teste apropriado dos pneus de chuva, com a categoria visando fazer melhorias após o acidente de Jules Bianchi.

Sebastian Vettel, diretor da GPDA, disse na reunião dos pilotos no GP da Rússia que acredita que a natureza dos pneus atuais encoraja os pilotos a optarem pelos intermediários quando as condições são mais adequadas para os pneus de chuva forte.

A opinião de Vettel e outros pilotos foi ouvida pela FIA, e o tópico dos pneus de chuva foi discutido em uma reunião do Grupo de Trabalho do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 no GP do Brasil.

Um dos problemas apresentados durante a reunião foi o fato do progresso na melhoria dos pneus de chuva ser limitado pelo fato da Pirelli não poder fazer nenhum teste específico no molhado.

Não há como a fornecedora de pneus italiana usar um carro atual durante a campanha, e um dia de testes no molhado durante a pré-temporada se mostrou praticamente inútil no começo deste ano, quando ela teve acesso apenas a um trator para ajudar a molhar a pista de Jerez.

A Pirelli deixou claro várias vezes que precisa de um circuito com sistema de irrigação a fim de garantir condições consistentes que permitam testes adequados no molhado.

As equipes também querem que todo o pelotão participe desse teste, e não apenas uma delas. O lugar ideal seria Fiorano, pista de testes da Ferrari, mas um teste de Fórmula 1 lá obviamente provocaria complicações competitivas.

Sem nenhuma conclusão no final da reunião, foi decidido que o assunto precisa ser resolvido pelo Grupo de Estratégia da Fórmula 1 – formado pela FIA, FOM e seis equipes: Red Bull, Ferrari, Mercedes, McLaren, Williams e Lotus.

A próxima reunião deverá ocorrer na semana posterior ao GP de Abu Dhabi, e o tópico do teste dos pneus de chuva será acrescentado à agenda.

Paul Hembery, diretor de competição da Pirelli, admitiu que a situação é complexa, principalmente porque as opiniões das equipes e dos pilotos a respeito do que é necessário variam.

“Precisaríamos testar bastante para fazer isso perfeitamente certo”, declarou ele. “Temos pessoas dizendo que devemos melhorar a performance do slick para o intermediário, e outros dizendo do intermediário para o pneu de chuva. Não há um consenso”.

“Portanto, muitos testes precisos com os carros atuais seriam necessários. Fiorano seria a melhor opção, mas você pode imaginar a polêmica que haveria se tivéssemos um teste de Fórmula 1 lá para os pneus de chuva”.

A outra opção é Paul Ricard, na França, mas qualquer teste com os carros atuais fora da temporada exigiria uma mudança de regra da FIA.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.