Entendendo o fantástico motor da Formula 1 (vídeo)

Unidade de Potência da Mercedes

Por: Adauto Silva

No vídeo abaixo você vai entender os pequenos, porém revolucionários detalhes que fazem um motor de F1 tão, mas tão melhor que qualquer motor encontrado em todas as outras categorias e/ou nos nossos carros de rua.

Em primeiro lugar, a eficiência térmica de um motor atual de F1 está na casa dos 50%, enquanto os motores convencionais muitas vezes sequer chegam a 30%. Essa brutal diferença foi conseguida apenas de 2014 para cá, ou seja, a F1 conseguiu quase dobrar a eficiência térmica de um motor a combustão em apenas 3 anos, em comparação aos mais de 100 anos que os motores a combustão estão rodando nas ruas e em outras categorias do automobilismo.

O uso do MGU-H – que usa a rotação e o calor do eixo que liga a turbina ao compressor para girar um motor elétrico, também é deveras engenhoso e mostra porque as montadoras não querem que esse dispositivo seja banido a partir de 2021, quando a F1 terá um regulamento novo de motores.

Todas essas evoluções que você verá no vídeo foram alcançadas em primeiro lugar pela Mercedes, daí seu domínio completo de 2014 a 2016. Em 2017 a Ferrari passou a usar estas mesmas evoluções com muito sucesso, diferente da Renault, que ainda não domina todos esses detalhes completamente e muito menos a Honda, que até 2017 mostrou não dominar sequer o básico desse fantástico motor de apenas 1.6 litros capaz de gerar praticamente 1000 hp de potência, graças a esses detalhes e principalmente a uma eficiência térmica de 50%.

Até uma pré-câmera de combustão absurdamente extraordinária os engenheiros de motores da F1 inventaram!

Para colocar legenda em português no vídeo, clique no quarto ícone (da direita para a esquerda) na parte de baixo do vídeo – legendas/legendas ocultas, depois clique no terceiro ícone – detalhes – depois em Legendas/CC, depois em Traduzir automaticamente e escolha Português.

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que contenham ofensas não serão aprovados pelo moderador.