Em Spa, Pipo é o 3º mais rápido da F-3 Inglesa

sexta-feira, 29 de julho de 2011 às 20:25

f3-pderani-350Começaram nesta sexta-feira (29) as atividades oficiais para a sétima rodada tripla do Campeonato Britânico de Fórmula 3, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, com o treino classificatório e as duas primeiras corridas. Mostrando uma melhora no desempenho de seu Dallara-Mercedes da Double-R Racing, o brasileiro Pipo Derani foi o terceiro mais rápido da categoria inglesa para a corrida principal, que acontece às 7h40 (horário de Brasília) deste sábado (30).

O evento do final de semana coloca no mesmo grid carros e pilotos tanto da Fórmula 3 Inglesa como também da versão Europeia da categoria, elevando o número de competidores para 28 nos 7.004 metros do mítico traçado belga. Somando os participantes convidados, Pipo na prática larga da oitava colocação, em grid que teve os quatro primeiros colocados da série continental: Roberto Merhi, Marko Asmer, Marco Wittmann e Carlos Muñoz. Da série inglesa, os melhores foram William Buller, Lucas Foresti e Pipo Derani.

“O treino classificatório foi bem difícil, bem complicado. A pista estava molhada, e só consegui dar uma volta lançada. Felizmente, encaixei uma volta boa, sem tráfego e sem sustos, mas foi a única que completei”, afirmou o piloto de 17 anos. O regulamento da Fórmula 3 Inglesa determina que cada piloto registre pelo menos duas voltas rápidas, para que a melhor sirva para a formação do grid da terceira e principal corrida; e a segunda melhor para o grid da primeira prova.

Por isso, restou a Derani sair da 22ª colocação. O piloto da Double-R ainda ganhou cinco posições no longo e desafiador traçado de Spa, e terminou em 17º, posição da qual largou para a segunda prova, também realizada nesta sexta (29). Nela, Pipo sofreu com o fato de ter largado no meio do “bolo”. “A segunda corrida foi bem confusa, bem loteria. Teve batida, sofri toques e perdi posições”, lamentou o paulistano, que chegou em 22º. As vitórias no geral foram de Roberto Merhi e Kevin Magnussen.

No entanto, Pipo destacou que já houve algum avanço – demonstrado pelo fato de ter sido o terceiro mais rápido entre os pilotos da série britânica. “A equipe trocou meu engenheiro. Claro que isso por si só não garante nada, mas já começamos trabalhando bem juntos, trocando mais ideias, e testamos algumas coisas diferentes no carro. Parece que estamos melhorando o desempenho, mas ainda é pouco. Amanhã vou largar com pneus novos, mas vamos ver o que será possível, porque ainda temos alguma diferença para os mais rápidos”, detalhou.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.