DTM – Após intervalo, Augusto Farfus prevê BMW competitiva para etapa em Oschersleben

Augusto Farfus

Augusto Farfus

Depois de quase um mês de pausa, o DTM volta às pistas neste fim de semana (13, 14 e 15) no circuito de Oschersleben para iniciar seu ciclo final na temporada 2013. Daqui em diante, cada corrida será decisiva para a definição do campeão e dos ponteiros no campeonato. O circuito Motorsport Arena é bastante importante na carreira de Augusto Farfus por ter sido palco de várias vitórias nos tempos de WTCC. Em 2012, durante sua primeira temporada como piloto do DTM, o curitibano terminou em quinto lugar em um fim de semana de vitória para a BMW, com Bruno Spengler. Por essas e outras que o brasileiro retorna ao grid confiante no potencial do seu BMW M3 DTM para seguir em boa fase no certame após subir ao pódio nas duas últimas corridas — Moscou e Nürburgring.

Neste intervalo, o piloto do Team RBM participou de sessões particulares de testes com a montadora bávara no Red Bull Ring, na Áustria, com a intenção de avaliar o desempenho do seu carro e deixá-lo pronto para as três corridas finais. Além de Oschersleben, Zandvoort (Holanda) e Hockenheim fecham a temporada.

Farfus demonstrou muita satisfação com o trabalho realizado pela BMW em terras austríacas e viaja para a Alemanha com boas expectativas de manter o bom momento no campeonato. Para Oschersleben, a primeira meta para o brasileiro é obter um bom ritmo de classificação. Levando em conta as características travadas do circuito, de 3.696 metros, uma boa posição de largada é fundamental para as pretensões do curitibano neste fim de semana.

A corrida, que terá duração de 51 voltas, pode contar com outro fator para apimentar ainda mais a disputa. Isso porque há uma razoável possibilidade de chuva para domingo, quando a meteorologia aponta 30% de prova em pista molhada. Nos dois primeiros dias do fim de semana, no entanto, as atividades em Motorsport Arena deverão ser realizadas com o asfalto seco e temperaturas amenas.

Restando três etapas para o fim da temporada 2013, o campeonato se aproxima de sua definição. Mike Rockenfeller, da Audi Sport Team Phoenix, segue na ponta da tabela, com 106 pontos, em posição privilegiada, tendo uma pequena possibilidade de garantir a taça já neste fim de semana, desde que abra 51 pontos em relação ao segundo colocado na tabela. Bastante consistente nas últimas etapas, Farfus é o quinto colocado, distante apenas cinco pontos do vice-líder da tabela, Christian Vietoris, da Mercedes AMG DTM-Team. Desta forma, Augusto segue determinado para terminar o ano na melhor posição possível no campeonato.

A programação do fim de semana em Oschersleben prevê a execução de um shakedown, com duração de 15 minutos, no fim da tarde de sexta-feira, com a finalidade de avaliar as condições do carro neste primeiro contato dos pilotos com o circuito neste ano. No sábado, será realizada a única sessão de treinos livres, com 90 minutos de duração, e também o treino classificatório, que define o grid de largada. A oitava etapa da temporada 2013 do DTM está marcada para domingo, às 8h30 (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports.

Augusto Farfus:

“Esse intervalo foi importante para trabalharmos no carro para as últimas três provas do ano, e o teste na Áustria foi bem positivo. Então vamos para Oschersleben preparados, e acredito que vamos ter um carro competitivo nesta reta final. Gosto da pista, já venci lá no WTCC, é um circuito bem curto, então será fundamental largar na frente. Seguramente, em termos de posição no campeonato, o desempenho em Oschersleben será um marco para essas últimas duas provas.”

Programação para etapa de Oschersleben (horários de Brasília):

Sexta-feira (13): 
13h às 13h15 – Shakedown

Sábado (14): 
4h10 às 5h40 – Treino livre
9h40 às 10h50 – Classificação

Domingo (15): 
8h30 – Corrida (51 voltas)

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.