Drama de um, sorte de outro?

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 às 3:02

forca-felipe-massa-615

Drama de um, sorte de outro?

O treino de classificação da F1 hoje na Hungria mostrou o lado ruim do automobilismo, os acidentes graves. Felipe Massa vai se recuperar, afinal tem um país inteiro torcendo por isso e acredito muito na força do pensamento. Felipe é um atleta de alto nível, portanto um homem com muito mais resistência do que pessoas comuns, como 99% da população.

De qualquer maneira, eu passei por uma situação bastante parecida com a dele. Muitos anos atrás sofri um acidente de moto e tive fratura de crânio bem acima do supercílio direito. Fiquei inconsciente por alguns segundos, mas logo me levantei. Minutos depois comecei a ficar eufórico e com náuseas, mas não perdi a consciência até chegar ao hospital. Lá, fizeram um exame em mim com uma câmera na ponta de um fio que entrou perto da virilha e chegou até a cabeça. Tive que fazer aquele exame sem anestesia porque os médicos não queriam que eu ficasse inconsciente. O exame constatou que não formara coágulo em volta da fratura e por isso não fui operado. Depois disso voltei para o quarto e acabei entrando em coma, que durou mais ou menos 48 horas.

Não me lembro bem do que aconteceu nos dias logo após acordar do coma, mas três dias depois fui liberado para voltar para casa. Ficou uma sequela, na época fiquei completamente sem visão do olho direito, pois a pancada afetou o nervo óptico. Depois com o tempo a visão voltou um pouco e hoje tenho mais ou menos 30% de visão periférica deste olho. A visão central ficou muito prejudicada até hoje. A medicina naquela época não tinha – como até hoje não tem – recursos para lesões em nervos.

Espero que Felipe não tenha esse problema na visão, se bem que você aprende a conviver com isso e depois de um tempo nem se lembra mais do “problema”. No começo é chato, pois você perde um pouco a noção de profundidade e de distância, mas logo seu outro olho acaba suprindo essa necessidade.

Mas por que contei tudo isso? Porque acho que o Felipe não volta a correr nesta temporada. Provavelmente ele não pode correr o risco de bater a cabeça nem de leve nos próximos 6 a 8 meses. No meu caso o risco envolvia 12 meses, mas eu não era um atleta como ele. Vamos torcer para que eu esteja completamente enganado e ele possa voltar na próxima corrida no dia 23 de agosto na Espanha!

Por outro lado, vamos fazer algumas considerações caso ele só possa voltar na próxima temporada. Vamos viajar um pouco. Algumas perguntas ficam difíceis de serem respondidas; Quem a Ferrari colocaria no lugar de Felipe até o final do ano? Luca Badoer? Desde quando Badoer não alinha num grid de F1? Que eu me lembre desde 1999. Marc Gené? Esse é outro que não corre há muito tempo e também tem pouquíssima experiência com os carros atuais da F1. Aliás, qualquer piloto que não seja titular de alguma equipe este ano, tem quase nada de experiência com os carros atuais, já que estamos numa fase em que é proibido testar.

Então vem outra pergunta. Será que Alonso já está mesmo contratado pela Ferrari para 2010? Tenho fontes muito boas que afirmam que sim, mas no lugar de Kimi Raikkonen, não no de Felipe. Mas num caso de emergência como esse será que a Ferrari não tentaria a liberação de Alonso para já? Ele já iria se acostumando com tudo na equipe nova e estaria completamente adaptado em 2010. Flavio Briatore não deixaria. Não? Dinheiro não é problema para a Ferrari, não nos esqueçamos disso…

Mas se Alonso fosse liberado como ficaria a equipe Renault? Tudo indica – ou indicava até agora – que Nelsnho seria demitido logo após a corrida de amanhã, mas agora não tenho mais essa certeza… Sem Alonso e Nelsinho a Renault precisaria de dois pilotos novatos ao mesmo tempo! Que risco! Romain Grosjean seria um deles, mas e o outro? Será que o acidente do Felipe salvou o lugar de Nelsinho?

Até a próxima!

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.