Disputa do nome Lotus será julgada em março

terça-feira, 25 de janeiro de 2011 às 9:00

j_trulli.3
A disputa relacionada ao nome Lotus na Fórmula 1 será julgada muito mais cedo do que se esperava, após um juiz da Suprema Corte ter encorajado uma solução rápida para o caso.

Apesar do Sr. Justice Peter Smith ter rejeitado o pedido do Grupo Lotus por um julgamento sumário em um dos casos na audiência de segunda-feira, ele disse a representantes legais que a situação precisa ser solucionada o quanto antes.

Agora, ele marcou o dia 21 de março como a data para o início do julgamento – ou seja, na semana anterior à segunda corrida da temporada na Austrália.

Com a intenção de ter o julgamento concluído em dez dias, a disputa do nome Lotus deverá ser resolvida nos estágios iniciais da campanha de 2011. A princípio, acreditava-se que a situação se arrastaria até depois do final da temporada.

Entende-se que o julgamento de 21 de março ouvirá todos os assuntos legais relacionados à disputa entre a equipe Lotus, comandada por Tony Fernandes, e a companhia de carros de rua Grupo Lotus.

A briga envolve o que a organização de Fernandes alega ter sido um encerramento antecipado do acordo de licença de cinco anos que tinha com o Grupo Lotus para correr como equipe Lotus, além de seu direito de usar o nome “Team Lotus” na Fórmula 1.

Apesar da decisão do juiz de antecipar o julgamento não dar qualquer indicação sobre qual parte sairá vencedora, um especialista legal afirmou que a recusa a conceder um julgamento sumário foi um triunfo inicial para a equipe Lotus.

Tim Lowles, um dos sócios da Collyer Bristow, uma das maiores especialistas legais em automobilismo do Reino Unido, declarou: “O pedido pelo julgamento sumário foi feito pelo Grupo Lotus, e foi um pedido bastante corajoso”.

“Você precisa estar muito confiante quando faz um pedido assim, e me parece, já que eu não estava no tribunal, que o juiz não decidiu entrar nas minúcias do pedido. Ele sentiu que seria melhor decidir tudo em uma audiência apropriada no dia 21 de março”.

“Se significa alguma coisa, é uma vitória para a equipe Lotus, porque o Grupo Lotus não conseguiu encerrar o caso. Entretanto, todos os assuntos permanecem no ar, e não há nenhuma clareza adicional no que diz respeito aos problemas envolvidos na disputa”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.