Descubra tudo sobre o Honda S-2000

sexta-feira, 19 de novembro de 2010 às 13:03

Autores/Autors: David Cipolloni & Charles Leonard
Copyright: AUTORACING1contacts@autoracing1.com
Tradução/Translation: Adauto Silva

Honda S2000

<<Introdução>>

Era um daqueles dias tristes do Nordeste dos Estados Unidos, caia uma chuva fina parcialmente congelada nos gramados das casas em Princepton, no estado de New Jersey. Era um sábado onde as pessoas estão mais tranqüilas e mostrando aquele comportamento tão peculiar de “nobreza” encontrado em Princepton, um lugar onde Mercedes, BMW, Volvo e Porsche fazem parte da escolha de muitos de seus moradores.

Honda S2000

Seria um lugar para uma concessionária Honda? Sem dúvida que sim, afinal ainda há bastante gente em Princepton e suas cercanias, que apreciam o custo-benefício de um carro. Então o telefone tocou e nos disseram que o Honda S2000 amarelo havia chegado. Estávamos em dois, e no caminho para a concessionária no nosso New Beetle, decidi que deixaria Charles experimentar primeiro o S2000, afinal, chovia e não daria apara aproveitar a capota retrátil… Mas vamos ao que interessa… o Honda S2000 !!

<<Interior>>

Honda S2000


Não há muito a dizer sobre o interior do S2000, pois depende do que cada um está procurando. Se você tiver mais de 1,90 m de altura, provavelmente vai achar meio apertado lá dentro. Por outro lado, se você tiver uma altura, digamos, normal, você vai adorar o cockpit e se sentir como se estivesse dentro de um carro de F1.

Honda S2000

Você já deve ter ouvido falar do espetacular cambio de 6 marchas do S2000, mas devemos dizer que será muito difícil encontrar um carro em que seja tão rápido e gratificante, trocar marchas. Todo o interior do carro foi pensado para quem realmente gosta de “guiar”.

Enquanto em carros como o Audi TT, Porsche Boxter e Mazda Miata você encontra muito espaço para se movimentar em seu banco, no S2000 voce encaixa no banco e fica firme nele, mesmo quando vai fazer aquele “S” em alta velocidade. Os controles estão todos “a mão” mesmo quando você está guiando de maneira esportiva, e essa é uma sensação muito boa, tão boa que você fica eufórico e quer repeti-la seguidas vezes. Não se surpreenda se você for pego acima do limite de velocidade por um guarda e nem se sentir culpado por isso. Este é um carro que deveria ser vendido com macacão e capacete como acessórios obrigatórios !!

Honda S2000

Para manter uma imagem de “carro de corrida”, o interior peca um pouco em refinamento. Para ser mais específico, o sistema de áudio poderia ser melhor e o acabamento do painel também. Porém, o painel é muito fácil de ler e é tudo muito funcional. Na verdade, nem ligamos o rádio por muito tempo pois preferimos ouvir a sinfonia do motor do que música.

<<Motor e caixa de câmbio>>

Honda S2000

Quando se trata de motor, a Honda não hesita em fazer o melhor. Sem superalimentação ou turboalimentação, o pequeno motor 2.0 litros entrega 240 cavalos de potencia !! Mais surpreendente ainda é o pequeno truque da Honda em relação a velocidade do pistão que esse motor é capaz de produzir. Normalmente num motor de alta rotação, o curso do pistão é curto. Mas esse não é o caso desse Honda, onde a 8.300 rpms, a velocidade do pistão é de 1.395 metros por minuto. E a 9.000 rpms, que é o limite de giros, a velocidade do pistão chega a espantosos 1.511 metros por minuto. Ainda não está impressionado? Talvez você fique se souber que 1.219 mpm foi a velocidade mecânica considerada limite por muitos anos. A velocidade do pistão produzida por esse Honda, supera facilmente muitos motores de corrida em produção hoje, com exceção dos ultra modernos motores usados na F1 e na CART.

Me alimento de Porsches e BMW no café da manhã, hehehe

Para ajudar na “respiração” desse motor, a Honda incorporou no mesmo, a tecnologia “VTEC”, ou seja, o tempo de abertura variável das válvulas. Um segundo comando, faz com que a válvulas abram mais cedo (quase a 6.000 rpms) e isso, junto com um sistema de restrição de ar, faz com que o motor respire livremente até os 9.000 rpms.

O virabrequim incorpora sistemas utilizados em motos para se manter rígido e preciso, o que garante toda a integridade do conjunto mesmo nessas altíssimas rotações.

O curso da alavanca do cambio é absurdamente curto e preciso, sendo que não há qualquer dificuldade nas mudanças de marcha a 9.000 rpms. O sincronismo da transmissão é tão bom que torna-se quase impossível errar uma marcha.

<<Impressões ao dirigir>>


O Honda corta o ar como um tubarão faz na água, aponte o carro para onde desejar e despeje potencia ! Tudo passará muito rápido. Você tem 6 marchas “aproveitáveis” até 9.000 rpms para utilizar e isso faz deste carro, uma máquina diabólica para se guiar. Isso tudo fora o peso, de apenas 1.220 quilos !!

Na condução do dia a dia, o carro também é ótimo e não temos qualquer queixa. A direção é muito precisa, os freios não apresentaram qualquer sinal de fadiga e todos os controles estão bem ao alcance do motorista. Até os controles do rádio estão a esquerda do volante para facilitar a vida do motorista. Se você planeja beber alguma coisa enquanto dirige, seja rápido e coloque logo seu copo no suporte antes que seu carona o faça, pois só existe lugar para um copo. Nem adiante querer levar muita coisa dentro do carro, pois não existe espaço para nada, a não ser um pequeno compartimento entre os bancos.

<<Conclusão>>


O Honda S2000 vem com vários itens considerados opcionais em outros carros. Faróis com lâmpadas HID, cambio de 6 marchas, CD e capota retrátil. Tudo isso por U$ 32,000 (preço nos USA). Um Mazda Miata completo vem por $ 30,000 e um Porsche Boxter, pelo dobro disso. O Audi TT é um ótimo carro, mas não está no nível deste Honda. Até mesmo a BMW 2.8 tem pouca potencia comparada aos 4 cilindros do S2000. É incrível que a Honda consiga entrar de cara neste segmento de carros com uma máquina tão maravilhosa. É a prova definitiva da excelência em engenharia da marca japonesa. E o mais importante é que as pessoas que comprarem esse carro, não terão despesas absurdas quando acabar a garantia.

Honda S2000

<<Especificações Técnicas>>

MOTOR
TIPO – 4 Cilindros em linha DOHC, bloco e cabeça de alumínio, VTEC
Cilindrada – 2.0 litros
Taxa de Compressão – 11.0:1
Sistema de controle do motor – PGM-FI
Potência (SAE net) – 240 cavalos @ 8300 rpm
Torque (SAE net) – 153 libras / pés @ 7500 rpm
RPM Máximo – 9000
HP’s/Litros – 122

CÂMBIO
Transmissão – 6 marchas
Relação final da sexta marcha – 4.10:1

SUSPENSÃO
Independente com braços duplos na frente e atrás

DIREÇÃO
Tipo – Coaxial assistida
Batente-a-batente – 2.4 voltas

FREIOS
À disco ventido com ABS de 3 canais
100 Km/h – 0 Km/h – 30 metros

RODAS e PNEUS
Tamanho da Roda – F: 16 x 6.5 in, T: 16 x 7 in
Tipo de Roda – Monobloco de Alumínio
Pneus – Dianteiro: P205/55ZR16 Bridgestone Potenza
– Traseiro: P225/50ZR16 Bridgestone Potenza

ACELERAÇÃO
Zero a 100 Km/h – 5.8s
Velocidade Máxima – 241 Km/h

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