Decisão da apelação da Red Bull deve sair amanhã

segunda-feira, 14 de abril de 2014 às 12:33
Adrian Newey e Christian Horner

Adrian Newey e Christian Horner chegando na FIA

Parece que a Red Bull só saberá o resultado de sua apelação amanhã, após a conclusão dos trabalhos em Paris.

O apelo da equipe contra a exclusão de Daniel Ricciardo do GP da Austrália foi em frente na Corte Internacional de Apelação da FIA hoje, segunda-feira, com observadores da McLaren , Lotus, Williams e Force India também presentes.

A Red Bull argumentou que a diretiva técnica (16:14 ) referente aos sensores de fluxo de combustível não é regulamentar e, portanto, a equipe não pode ser punida por ignorar o pedido da FIA para reduzir o seu fluxo de combustível, ao mesmo tempo afirmando que não teve a intenção de desafiar a autoridade da entidade que rege o esporte. A equipe também procurou provar ao tribunal que não excedeu o fluxo máximo de combustível em qualquer momento durante a corrida.

Tanto o diretor técnico Adrian Newey quanto o engenheiro-chefe de engenharia do carro Paul Monaghan foram chamados como testemunhas da Red Bull e submetidos a interrogatório, enquanto a chefe de motores Fabrice Lom foi igualmente envolvido pelo lado da FIA.

A FIA alega que as diretivas técnicas são usadas para orientar as equipes sobre como cumprir os regulamentos, com Jonathan Taylor – representando a FIA – dizendo que a Red Bull não deve ser autorizada a ignorar um pedido desta natureza, independentemente do raciocínio.

“Por que é importante?”, perguntou Taylor. “O esporte tem que estar em condições de concorrência equitativas . Ele precisa de uma forma oficial de medição … Uma equipe não pode escolher seus próprios métodos de medição e escolher quando usá-los.”

A Mercedes foi um terceiro envolvido no processo, com Paul Harris representando a equipe novamente depois de ter feito isso anteriormente na questão do teste de pneus para a Pirelli em 2013 – descrevendo a abordagem da Red Bull como uma “violação flagrante” da direção da FIA e apelando para o tribunal impor uma suspensão, além da exclusão original devido a temores de repetições no futuro.

“Estamos genuinamente preocupados da Red Bull ter mostrado deliberadamente tal flagrante desrespeito com as regras que existe um risco real de que farão isso de novo”, disse Harris. “Estamos aqui para procurar garantir que isso não aconteça.”

Harris chegou a citar o caso BAR-Honda de 2005 onde a equipe foi desclassificada do GP de San Marino e depois suspensa por duas corridas como um caso similar, segundo ele.

Na sequência das declarações de encerramento, o secretário-geral da Corte de Apelação Jean- Christophe Breillat disse: “Esperamos dar uma decisão mo máximo até amanhã de manhã… então a decisão completa com as razões até o final da semana.”

AS - www.autoracing.com.br

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