Dança das cadeiras na F1 para 2015 já começou

domingo, 13 de julho de 2014 às 20:29
Pilotos Formula 1 - 2014

Pilotos Formula 1 - 2014

Por: Adauto Silva

Apesar de parecer cedo, a dança das cadeiras da F1 está mais viva do que se imagina. A movimentação nos bastidores começou a esquentar em Silverstone e de agora em diante só vai ferver a cada dia!

A única equipe de ponta que até este momento parece fechada com seus dois pilotos é a Mercedes. Hamilton e Rosberg não querem sair e nem a Mercedes pensa em substituí-los, até agora…

A Ferrari vai manter o Alonso e substituir Raikkonen, que já provou não ter mais a mínima condição. Nunca vi um piloto considerado de ponta apanhar tanto de um carro como ele está apanhando. É uma das coisas mais vergonhosas que já vi até hoje…

Raikkonen disse que 2015 seria o último ano dele, mas não tenho certeza que ele estará a bordo de uma Ferrari no GP da Austrália de 2015. Minhas fontes dizem que a Ferrari vai decidir até Monza ou no máximo Cingapura se ele será demitido este ano ou não.

O Alonso não vai para a McLaren em 2015, até porque será o primeiro ano da Honda, o que seria muito arriscado para ele. Ele vai ver o que acontece no ano que vem para decidir sua vida para 2016.

A McLaren está tentando atrair Alonso, Hamilton ou Vettel para 2015 com ajuda da Honda, mas está bem difícil. A situação de Jenson Button na equipe é muito ruim. Ron Dennis acha que Button já entrou na curva descendente e por ele o piloto inglês seria substituído no final dessa temporada. Mas a Honda quer alguém com nome e bagagem, caso demitam o Button.

Eles têm alguma pequena possibilidade com Vettel, uma vez que o alemão já perdeu sua aura de intocável na Red Bull, enquanto Ricciardo conquista a confiança da equipe mais e mais a cada dia. Além disso, Daniil Kvyat está se mostrando um piloto rapidíssimo na Toro Rosso, que já deixou Vergne para trás na briga por uma vaga na equipe principal.

Vettel não vai ser demitido pela Red Bull, mas se ele continuar apanhando de Ricciardo e a McLaren/Honda chegar com um caminhão de dinheiro, pode muito bem acontecer de levarem Vettel e Kvyat ser alçado precocemente para a Red Bull.

Nico Hulkenberg está fazendo mais uma ótima temporada na Force India e se seu manager resolver trabalhar direito, ele pode tranquilamente ocupar a vaga de Raikkonen na Ferrari, ou a de Vettel na Red Bull, caso o tetracampeão vá para a McLaren. Até mesmo a de Button na McLaren, mas nesse caso Ron Dennis precisaria convencer a Honda.

Com 27 anos de idade, Hulkenberg é um piloto que está absolutamente pronto para assumir um lugar de destaque na F1 numa equipe de ponta. Ele é muito rápido, consistente, inteligente, super articulado e trabalha muitíssimo bem em equipe. É um completo desperdício um piloto deste calibre estar há tanto tempo em equipes médias brigando por posições apenas intermediárias no grid.

Jules Bianchi está na briga pelo lugar de Raikkonen. Ele tem a vantagem de ser um piloto da casa, além de ter deixado uma ótima impressão nos testes pós-Silverstone que fez pela Ferrari. Mas guiando uma Marussia desde que chegou na F1, ninguém tem muita certeza de seu real potencial. Hulkenberg seria uma aposta mais certa, mas em se tratando de Ferrari nunca se sabe o que vai sair das mentes geniais que a comandam.

Na Williams não há muito movimento. Bottas vem confirmando que é um piloto forte e Massa – apesar dos azares – tem feito bem seu trabalho. A equipe parece satisfeita com ambos, mas espera resultados no nível de Silverstone para as próxima corridas. Se apenas um deles entregar esses resultados, o outro pode ficar em maus lençóis.

Adauto Silva

Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.