Dakar 2011 – Guiga e Youssef começam em nono nos carros

domingo, 2 de janeiro de 2011 às 21:38

dakar2011-mitsubishilancer3Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad começaram bem o Rally Dakar 2011. Depois de largar no pelotão de elite do maior rali do mundo, a Equipe Mitsubishi Brasil subiu uma posição e chegou em nono na classificação geral e em primeiro lugar na categoria gasolina (T1-1) na etapa de abertura do Dakar. O Mitsubishi Lancer Racing, da dupla Spinelli/Haddad completou os 222km entre Victoria e Córdoba em 2h30min32s, 12min atrás dos espanhóis Sainz e Cruz, que venceram o primeiro estágio da competição. A segunda colocação ficou com a dupla francesa Peterhansel/Cottret (2h20m03s) seguido por Al-Attiyah e Gottschalk (2h20m48s). A dupla brasileira a bordo do Lancer Racing lidera a categoria gasolina entre os carros.

“Ficamos bem satisfeitos com este início de rali. Fizemos uma especial segura, num bom ritmo e sem problemas no carro. Conseguimos manter nosso lugar no pelotão de elite, o que é fundamental para não pegarmos muita poeira pela frente”, contou o piloto Guilherme Spinelli.

“Hoje já deu para matar um pouco da saudade do Dakar. Esta primeira especial foi bem parecida com as dos ralis que encontramos no Brasil, com 100% de estrada. Usamos uma estratégia mais conservadora e cautelosa, já que estamos muito no início da competíção”, disse o navegador Youssef Haddad.

Uma parte do deslocamento inicial do primeiro dia de prova do Rally Dakar 2011 foi realizado ontem (01/01). Depois de passar pela rampa da largada promocional, no Obelisco, os competidores seguiram os 377km de Buenos Aires até Victoria, palco do iníco da primeira especial. O trajeto de abertura teve 566 km de deslocamento e 222 km de trecho cronometrado. A chuva foi um adversário a mais para máquinas, pilotos e navegadores neste primeiro dia de competição. O percurso até Córdoba tinha trechos rápidos, sinuosos que e ficaram escorregadios e cheios de lama.

“Com chuva e lama, o odômetro fica louco e a navegação é mais no feeling”, revelou Youssef.

“Nós pegamos muita chuva na serra, no meio da especial, e tivemos que diminuir o ritmo. Estamos muito no início do rali e não podíamos arriscar”, completou Spinelli.

A segunda etapa promete um percurso 100% inédito, a caravana se dirige com destino ao norte da Argentina e leva o rali a paisagens selvagens, que lembram as savanas. O trajeto entre Córdoba e San Miguel de Tucumán proporcionará muitos saltos e curvas fechadas ao longo dos 324km de especial e 440 km de deslocamento.

“Amanhã vamos usar a mesma estratégia. Nossa meta é não cometer erros e ficar entre os 15 primeiros”, disse Guiga Spinelli.

EB – www.autoracing.com.br

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