Matérias Técnicas | Autoracing | F1 | Indy | MotoGP | StockCar
   
Anuncie no Autoracing agora!

F1 – Ferrari tem o melhor motor, mas não são 55 hp

sexta-feira, 20 de setembro de 2019 às 12:46

A Ferrari possui a UP mais potente da F1 há mais de um ano, e continua confundindo todo mundo como Maranello está conseguindo fazer isso. Enquanto as outras UPs finalmente [...]

F1 – Últimas evoluções das UPs Ferrari, Mercedes e Honda

sábado, 17 de agosto de 2019 às 19:36

Veja como está a evolução dos motores Ferrari, Mercedes e Honda para a segunda parte da temporada 2019 da Formula 1. E para 2020 a Mercedes prepara uma evolução não [...]

F1 – Os segredos de Paul Ricard

quinta-feira, 20 de junho de 2019 às 19:18

O Circuito Paul Ricard – de acordo com Mark Hughes e Giorgio Piola -, que sedia o GP da França deste fim de semana, não coloca uma demanda extrema nos [...]

F1 – Ferrari não teve atualizações significativas no Canadá

terça-feira, 11 de junho de 2019 às 13:05

A Ferrari andou muito bem no GP do Canadá de 2019 mesmo sem apresentar atualizações significativas no carro, já que ela se aproveitou da natureza da pista. [...]

F1 – Suspensão da Mercedes é o segredo da grande melhora em curvas

sexta-feira, 7 de junho de 2019 às 14:16

Finalmente a equipe Mercedes de Formula 1 acertou sua suspensão depois de sofres em 2017 e 2018 com aquecimento excessivo dos pneus em pistas de baixa e média velocidade. Veja [...]

MotoGP – ECU & Mapeamento eletrônico

sexta-feira, 3 de maio de 2019 às 12:54

Colaboração: Carlos Alberto Goldani Sepang, 29 de outubro de 2017, o dia em que a MotoGP assumiu publicamente que não é um esporte imaculado, isento de interferências extra pista. Durante [...]

Funcionamento do Sistema de Recuperação de Energia (ERS), em um carro de F1

sexta-feira, 3 de maio de 2019 às 12:12

Colaboração: Newton Lavieri A ideia é explicar como funcionam os sistemas de recuperação de energia de um carro de F1, segundo as regras atuais. Tendo como foco os sistemas elétricos [...]

F1 – Suspensão dianteira da Red Bull pode ser uma vantagem ou não?

terça-feira, 30 de abril de 2019 às 13:04

A Red Bull tem executado uma suspensão dianteira única desde o início da temporada em um projeto que apresenta duas pernas separadas em vez da convencional única. Acredita-se que isso [...]

F1 – UPs: Ferrari x Mercedes x Honda x Renault

quarta-feira, 3 de abril de 2019 às 20:22

Por: Adauto Silva No GP do Bahrain, ficou bastante óbvio para as equipes que fizeram medições, que apesar dos ganhos obtidos pela Honda do ano passado para esse, os japoneses [...]

Como nasce um carro de Formula 1?

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019 às 20:17

Tradução: Adauto Silva James Allison explicando como nasce um carro de F1:  “Na verdade um carro novo começa a ser concebido muito antes do que a maioria das pessoas [...]

F1 – A supremacia do motor Ferrari em Monza

quarta-feira, 5 de setembro de 2018 às 13:16

De acordo com o Motorsport italiano, as medições de fonometria realizadas por dois órgãos separados na classificação do GP da Itália, a unidade de potência atual da Ferrari tem um [...]

F1 – Assoalho e difusor novos da Ferrari

quarta-feira, 11 de julho de 2018 às 2:12

O site oficial da F1 mostrou como a Ferrari – com um novo assoalho e difusor, além do motor produzindo grande potência- provou ser o carro mais rápido no GP [...]

F1 – Mercedes tem sua maior atualização de 2018 até agora

quinta-feira, 28 de junho de 2018 às 9:43

A Mercedes apresentou a maior atualização da temporada até agora para seu carro de Fórmula 1 no GP da Áustria, enquanto tenta abrir vantagem sobre Ferrari e Red Bull. Apenas [...]

Entenda os modos ou mapeamentos de um motor de F1

terça-feira, 3 de abril de 2018 às 17:57

A Formula 1 usa diferentes modos ou mapeamentos de motor há mais de 30 anos já. Desde aquela época até os dias de hoje, o único momento em que uma [...]

Entendendo o fantástico motor da Formula 1 (vídeo)

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018 às 18:10

Por: Adauto Silva No vídeo abaixo você vai entender os pequenos, porém revolucionários detalhes que fazem um motor de F1 tão, mas tão melhor que qualquer motor encontrado em todas [...]

F1 – Bomba! Carro da Mercedes não muda filosofia para 2018

sábado, 30 de dezembro de 2017 às 14:32

Entre as questões técnicas mais discutidas durante a última temporada, aquelas relacionadas com a longa distância entre eixos e o chamado rake dos carros de Formula 1, principalmente devido às [...]

F1 – O novo medidor de fluxo de combustível

terça-feira, 5 de dezembro de 2017 às 16:51

Os Medidores de Fluxo de Combustível (FFM) foram introduzidos pela primeira vez na F1 e no Campeonato Mundial de Endurance em 2014. A teoria era usar a restrição de combustível [...]

F1 – Entenda definitivamente a questão da queima de óleo

terça-feira, 12 de setembro de 2017 às 19:16

A queima de óleo tem sido um ponto chave durante a temporada 2017, que foi aumentada pela recente repressão da FIA. O especialista técnico Craig Scarborough forneceu uma análise aprofundada [...]

Como será a nova geração de motores da Formula 1

quinta-feira, 20 de julho de 2017 às 21:06

Por: Adauto Silva O Autoracing, através de uma fonte muito antiga, está conseguindo acompanhar o que está acontecendo no Grupo de Especialistas que está definindo a próxima geração de motores [...]

Ross Brawn dá dicas sobre os novos motores da F1

terça-feira, 18 de julho de 2017 às 19:03

O diretor de automobilismo da F1, Ross Brawn, acredita que a futura plataforma do motor da F1 deve reter elementos da tecnologia híbrida, mas possivelmente como um recurso tático. Brawn [...]

F1 – As mazelas do motor Honda

quinta-feira, 15 de junho de 2017 às 14:22

Por: Adauto Silva A pedidos, vamos procurar elencar as razões da situação bizarra que a unidade de potência da Honda se encontra no momento – sem previsão imediata de soluções. [...]

Dispositivo ISB Indy Speed Brakes

sexta-feira, 26 de maio de 2017 às 12:32

Colaboração: Designer Bira Vendo o grave acidente de Bourdais nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis 2017, imediatamente pensei como diminuir o máximo a velocidade de um carro da [...]

F1 – Por que Vettel largou tão bem em Barcelona?

quarta-feira, 17 de maio de 2017 às 2:28

O site oficial da Formula 1 usou mais uma vez as ilustrações de Giorgio Piola para mostrar as novidades técnicas da Ferrari. Depois de ter ambos os seus carros engolidos [...]

F1 – A suspensão traseira “pesada” da Mercedes de 2017

sábado, 22 de abril de 2017 às 10:12

A Mercedes batalha para superar os problemas vistos neste começo de temporada 2017 de Fórmula 1, visando superar o forte desafio imposto pela rival Ferrari, que venceu duas das três [...]

F1 – Velocidade no Q3 e pole de Valtteri Bottas

sábado, 15 de abril de 2017 às 14:54

Por: Adauto Silva Tem gente falando em mágica no motor da Mercedes no Q3 das classificações para justificar as poles da equipe alemã. Ora, todos os motores de todas as [...]

F1 – Entenda porque a Ferrari SF70H anda tanto

quarta-feira, 8 de março de 2017 às 20:01

Em todos os treinos de pré-temporada até agora – e já foram seis – a Ferrari é sem dúvida o melhor carro em curva. Nenhum outro carro até esse momento [...]

Como funcionam as “barbatanas de tubarão”, e por que elas retornaram à F1?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017 às 18:27

Tendo repentinamente surgido na maioria dos lançamentos dos carros de F1 da semana passada, é hora de sabermos como essas barbatanas trabalham e contribuem para o desempenho aerodinâmico de um [...]

Como será a Formula 1 de 2017? (vídeo)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017 às 18:08

Por: Adauto Silva As mudanças no regulamento dos carros da F1 para 2017 foram pensadas para torná-los com visual mais agressivo e muito mais rápidos em todos os tipos de [...]

Eletrônica – A inteligência da MotoGP

segunda-feira, 20 de junho de 2016 às 19:16

Colaboração: Carlos Alberto Goldani O papel que a eletrônica embarcada desempenha na principal categoria da motovelocidade não é recente, no início da década de 90 já podiam ser identificados alguns [...]

Por que um carro de F1 é mais eficiente energeticamente do que um carro elétrico

quinta-feira, 7 de abril de 2016 às 13:54

Graças a ganhos de eficiência conseguidos sob as atuais regras de motores, o Mercedes W07 Hybrid é mais eficiente energeticamente do que um carro médio elétrico de rua. Notícias da [...]

F1 – O novo assoalho W da Mercedes

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 às 20:40

Tendo completado mais do que a quilometragem alvo no primeiro dia de testes, e realmente superando seu recorde de quilometragem de qualquer sessão de teste desde a introdução do atual [...]

F1 – Análise: Por que a Mercedes não acredita no “tamanho zero” da Honda

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016 às 11:22

As fabricantes de motores da Fórmula 1 optaram por conceitos de design significativamente diferentes para suas unidades de potência de 2016. Mas qual estratégia dará resultado? Jonathan Noble analisa as [...]

Seamless Honda: Patente explica como funciona

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 às 15:55

Colaboração: Carlos Alberto Goldani O funcionamento do Câmbio Seamless MotoGP foi um dos segredos mais bem guardados da equipe Honda, mas agora a documentação apresentada pelo departamento de competições da [...]

A Formula 1 e a energia limpa

sábado, 26 de dezembro de 2015 às 19:25

A Formula 1, categoria máxima do automobilismo mundial, nos últimos 40 anos vem se tornando laboratório e vitrine do que a alta engenharia automotiva de vanguarda é capaz de fazer. [...]

F1 – Resolvida a crise da Red Bull?

quinta-feira, 5 de novembro de 2015 às 1:37

Uma fonte inglesa está afirmando que provavelmente a maior crise deste ano na F1 finalmente terminou. Ter cancelado seu contrato de motor para 2016 com a Renault sem ter uma [...]

F1 – Som incrementado e volta do difusor soprado em 2016?

quarta-feira, 14 de outubro de 2015 às 18:09

Os esforços que a F1 está fazendo para tornar seus motores mais barulhentos, fez com que a FIA determinasse mudanças no sistemas de escape dos carros, que pode trazer de [...]

Os pesadelos da McLaren-Honda

sexta-feira, 11 de setembro de 2015 às 14:03

McLaren e Honda estão enfrentando gravíssimos problemas nessa volta dos japoneses à Formula 1. Depois do enorme sucesso da parceria de 1988 a 1991 – quando venceram 4 títulos de [...]

PCP, protetor de cockpit, um projeto brasileiro criado em 2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2015 às 14:33

Colaboração: Designer Bira Após o acidente de Henry Surtees e Felipe Massa em 2009, foi criado no Brasil o projeto de um dispositivo de segurança de cockpits, o PCP, com [...]

Efeito solo é a melhor solução para a F1

quinta-feira, 16 de julho de 2015 às 20:19

Entre todas as novas propostas que estão surgindo para melhorar as corridas de F1, uma delas deve encontrar forte apoio tanto dos puristas como daqueles que procuram mais emoção em [...]

F1 Especial: Freios são o segredo na pista de Montreal

sábado, 6 de junho de 2015 às 8:00

Os carros de Fórmula 1, assim como os aviões militares e alguns dos mais modernos aviões de passageiros, utilizam um material para os freios muito diferente daqueles que se encontra [...]

Reabastecimento e mais aero na F1? Péssimas ideias

segunda-feira, 18 de maio de 2015 às 2:27

Por: Adauto Silva Eu já tinha algumas piadas prontas para publicar depois que o Grupo de Estratégia da F1 se reunisse. Uma delas era que a única coisa que eles [...]

Pilotos da F1 querem apimentar o esporte. Como?

quinta-feira, 14 de maio de 2015 às 1:22

Por: Adauto Silva Os chefes da F1 e as equipes grandes se reunirão para discutir uma reformulação do esporte e expor as suas preocupações técnicas, mas com consideráveis ​​dúvidas a [...]

Martin Brundle: F1 atuais são mais difíceis de pilotar

segunda-feira, 11 de maio de 2015 às 1:50

Numa série de especiais que Martin Brundle está gravando para a SKY inglesa, ele guiou o carro de 2015 da Force India por 37 voltas em Silverstone e tem agora [...]

A revolução técnica da Ferrari – vídeo

terça-feira, 14 de abril de 2015 às 1:51

A SKY inglesa fez uma reportagem com o diretor técnico da Ferrari James Allison, para entender como Maranello conseguiu melhorar tanto o carro de um ano (2014) para o outro [...]

GP da Malásia: Ferrari brilha no calor de Sepang

terça-feira, 31 de março de 2015 às 18:40

Por: Lorenzo de Luca A segunda corrida da temporada nos deu muitas surpresas, começando, é claro, pela primeira vitória de Vettel para a Ferrari e interrompendo a hegemonia da Mercedes [...]

Aerodinâmica – Bicos da F1 2015

quinta-feira, 26 de março de 2015 às 19:16

Colaboração: Designer Bira Em 2015 a FIA acabou com a farra dos estranhos bicos da temporada passada. Alguns como a “forquilha” da Lotus, entraram definitivamente para a história da F1. [...]

Todas as mudanças técnicas e esportivas da F1 para 2015

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015 às 20:20

Apesar de não ter havido tantas mudanças como em 2014, uma série de novas regras entrarão em vigor nesta temporada de 2015. Saiba quais são elas! Unidades de potência – [...]

F1 – Suspensão push-rod vs pull-rod

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 às 19:00

A notícia de que o carro de 2015 da Ferrari – codinome 666 – vai manter o sistema de suspensão pull-rod introduzido em 2012 não deve ter sido bem digerida [...]

Últimas novidades técnicas da F1 em Abu Dhabi

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 às 21:03

Por: Lorenzo de Luca Demorou, mas saiu a análise técnica da última corrida da temporada 2014 da F1, desta vez com alguns gráficos de toda a temporada! A temporada terminou [...]

Novidades técnicas da F1 para 2015 em Interlagos

quinta-feira, 13 de novembro de 2014 às 13:53

Por: Lorenzo de Luca Faltando apenas uma corrida para o final de uma temporada que já tem seu veredicto, a Mercedes está em uma liga própria, com a Williams e [...]

Páginas1234