Conselho Mundial da FIA terá que fazer uma escolha

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 às 2:41

mosley-montezemolo
Conselho Mundial da FIA terá que fazer uma escolha

Hoje na reunião que acontecerá no Conselho Mundial da FIA uma escolha terá que ser feita: Max Mosley ou as oito equipes que compõem a FOTA.

Se o Conselho decidir que Max Mosley continua como presidente da FIA a Formula 1 será dividida. De um lado estarão o próprio Mosley e algumas equipes desconhecidas além de Williams e Force India. Do outro estarão as equipes da FOTA; Ferrari, McLaren, BMW, Renault, Toyota, Red Bull e Toro Rosso, além de provavelmente mais duas ou três equipes novas.

Como A FIA vai fazer para atrair patrocinadores de primeira linha ou mesmo segurar os existentes – mesmo que eles tenham, e tem, contratos vigentes – ninguém sabe. Como a FIA e a FOM de Ecclestone vão conseguir levantar o dinheiro necessário – e é muito, para organizar um campeonato multi-milionário com a F1 sem seus principais pilotos, que em última instância são as estrelas da coisa toda, também ninguém sabe.

Max Mosley tem que apresentar uma lista de equipes inscritas para a temporada de 2010 para o Conselho Mundial. Mas qual lista? Será que ele vai ter a cara de pau de incluir a Ferrari na sua lista?

Do outro lado teremos Luca Di Montezemolo, presidente da Ferrari, representando a FOTA também como presidente. De acordo com Dieter Rencken, da Autosport, o valor total das obrigações já assumidas pela aliança da FOTA para organizar seu próprio campeonato é de 1 bilhão de euros, um poderoso indicador de que eles não estão brincando.

Montezemolo também é advogado, embora nunca tenha exercido a profissão. Formado em 1971 pela Universidade La Sapienza de Roma, enquanto estudava ele chegou a pilotar por algum tempo para a famosa Equipe particular Lancia de rali conhecida como HF Squadra Corse. Encerrada a faculdade, ele entrou para o conglomerado empresarial fabricante de automóveis, FIAT. Em 1973 foi transferido para a Ferrari e imediatamente se tornou assistente do fundador Enzo Ferrari, “o Comendador”. Em 1974 tornou-se chefe da equipe de Formula 1, a Scuderia Ferrari. Em 1975, Montezemolo foi promovido a diretor de todas as atividades esportivas da FIAT e em 1977, se tornou diretor-senior da empresa italiana. De lá para cá sua carreira foi acumulando uma série de sucessos no mundo empresarial até que 1996 ele fez drásticas mudanças na equipe Ferrrai de F1 culminando com uma sequência de títulos mundiais impressionante.

Um terceiro personagem terá importância crucial nos acontecimentos da reunião de hoje: Bernie Ecclestone, o homem que comanda com mão de ferro os direitos comerciais da Formula 1. Até este momento ninguém tem certeza de qual lado ele ficará, mas eu posso garantir que será o lado onde ele cheirar mais lucro pessoal. Ecclestone só fica ao lado de Mosley se ele achar que a FOTA está blefando, que não há tempo hábil para eles fazerem um campeonato em 2010. Contudo, se Ecclestone estiver convencido que as equipes da FOTA tem o aval de suas matrizes (montadoras) para seguir em frente e ainda com aquele 1 bilhão de euros no bolso, então já era para Max Mosley.

Até a próxima!

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.