Conheça os carros, as novidades e as previsões para a temporada de 2018 da F1

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018 às 15:58

Mercedes F1 W09

Publieditorial: Falta cerca de 1 mês para o GP de Melbourne na Austrália, em 25 de março, para abrir a temporada de 2018 da Fórmula 1. Com as apresentações dos carros de Mercedes, Ferrari e McLaren, realizadas esta semana, está quase tudo pronto para subir o ronco dos motores. Por conta disso, preparamos um especial sobre as equipes, as novidades, e as previsões para esta temporada do principal campeonato do automobilismo mundial. Confira!

Mercedes

A equipe que vem dominando a categoria nos últimos anos apresentou seu carro, o W09, no mesmo dia da Ferrari. O modelo de 2018 foi divulgado nas redes sociais da tradicional escuderia e lembra bastante o carro do ano anterior. As principais diferenças foram a inclusão obrigatória do polêmico halo, e a ausência da barbatana e da asa T. Principal piloto da escuderia e campeão da última temporada, o inglês Lewis Hamilton aprovou o carro que irá utilizar este ano.

“É um carro que desenvolvemos durante o ano passado. Então, o que vemos hoje é uma evolução dos nossos DNAs de pilotagem fundidos em um só. Isso só pode ser bom para a equipe. Definitivamente o carro ainda tem o meu estilo. Estou muito próximo de meus engenheiros, então estou completamente mergulhado nisso”, afirmou o campeão.

Ferrari

Chamado de SF71H, o modelo deste ano ficou ainda mais vermelho e teve mudanças aerodinâmicas consideráveis na busca por uma melhor performance e por voltar a disputar o topo da categoria. Com pneus mais largos e distância entre os eixos alterada, o carro também teve sua traseira estreitada este ano para deixar o fluxo de ar mais eficiente. Tantas mudanças, visam retomar o caminho cada vez mais escasso das vitórias da escuderia italiana.

Ferrari 2018

 McLaren

A McLaren acaba de retornar ainda mais as raízes com seu modelo laranja e azul, utilizado nos primeiros carros da escuderia décadas atrás. A principal novidade do carro, batizado de MCL33, além da cor foi a troca do motor Honda. Pela primeira vez em sua história, a McLaren, que vinha sofrendo com problemas de motor, irá utilizar os motores da Renault.

McLaren MCL33

Testes iniciam esta semana em Barcelona

Os primeiros testes para a temporada de 2018 da Fórmula 1 começaram na segunda-feira (26), em Barcelona, na Espanha. As 10 equipes estão participando dos testes e enquanto algumas utilizam seus pilotos principais, outras como a Williams optaram por dar quilometragem ao piloto reserva. Até agora, somente Force India e Toro Rosso ainda não apresentaram seus carros de forma oficial para o início da temporada. Segundo informações, os carros serão apresentados nos boxes do circuito em Barcelona durante os testes.


Halo: Motivo de polêmica ou item de segurança indiscutível?

O dispositivo de segurança obrigatório nos cockpits em 2018 vem despertando polêmica entre engenheiros e chefes de equipe, mas é indiscutivelmente necessário segundo os pilotos. Ao menos é o que pensam pilotos como Fernando Alonso e Sebastian Vettel. O espanhol afirmou recentemente que embora a estética do dispositivo adotado pela FIA por questões de segurança ainda não seja a ideal, é uma proteção para a cabeça dos pilotos, sendo portanto dispensável qualquer debate sobre o uso do halo.

Já Vettel, também afirmou que o dispositivo atrapalhou menos do que ele pensava, e que ele tem certeza que em breve todos se acostumarão a isso.

O halo é uma peça de titânio que pesa muito e fica presa ao carro sobre o cockpit, principalmente para impedir que objetos acertem o capacete do piloto em caso de acidente. Para entender a necessidade do uso deste tipo de dispositivo, basta relembrar o acidente ocorrido com o piloto brasileiro Felipe Massa em 2009 durante os treinos classificatórios para o grande prêmio da Hungria. Na ocasião, uma mola da Brawn de Rubens Barrichello se desprendeu, acertando em cheio o capacete de Massa que ficou desacordado e bateu nos pneus de proteção. Após o acidente, Massa ficou internado

Se para os pilotos não há muito o que discutir, para as equipes a instalação do novo dispositivo de segurança tem sido um desafio tão grande quanto construir um bom carro. Esse desafio, tem custado muito dinheiro e muitas horas de trabalho de engenheiros e projetistas.


Projeções para a temporada: Mercedes segue favorita?

Embora gente como o ex designer da F1, Enrique Scalabroni, afirme que a Red Bull será a favorita para conquistar a temporada de 2018 por ter sido a equipe que melhor resolveu a questão do halo, não é o que dizem os sites de apostas. Segundo o site Betway, a Mercedes segue favorita, cotada a 1,66 contra 3,75 da Red Bull.

E para você? Quem é a equipe ou o piloto favorito a conquistar o campeonato em 2018? Assim que subir o ronco dos motores para mais uma temporada emocionante, saberemos!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.