Confira as novas regras da Fórmula 1 para 2005 22/02/05

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 22:49
Fórmula 1

Regras e Regulamentações Esportivas da FIA
Mudanças para a temporada 2005

Várias mudanças nos regulamentos técnicos e esportivos foram feitas pela FIA para a temporada 2005 da Fórmula 1. Todas estas mudanças visam dar mais competitividade à categoria, além de tentar reduzir os altos custos da competição. Confira nesta matéria um resumo de cada mudança que será implantada neste ano.

Qualificação
O final de semana de corrida em 2005 terá uma sessão de qualificação no sábado à tarde e outra no domingo de manhã.

A primeira sessão acontecerá das 13:00 às 14:00 de sábado e terá, assim como em 2004, uma única volta rápida, com os carros saindo na ordem inversa das posições de chegada na corrida anterior.

A segunda sessão, das 10:00 às 11:00 de domingo, também usará o formato de volta única, com os carros saindo na ordem inversa da classificação de sábado.

Os carros andarão no sábado com combustível irrestrito. Eles então irão para o parque fechado após essa sessão de qualificação, e para a sessão de domingo, eles andarão com o combustível da corrida, tendo tido permissão para reabastecer antes da segunda sessão de qualificação. Não será permitido reabastecer novamente antes do começo da corrida.

Os tempos das duas sessões serão agregados para determinar o grid, com o tempo agregado mais baixo na pole position.

Pneus
Os pilotos terão acesso a muito menos pneus em 2005, e terão de fazer um único jogo resistir às duas qualificações e à corrida inteira. Um pneu só pode ser trocado nesse período se for furado ou danificado.

Na sexta-feira, os pilotos terão permissão para testar dois compostos diferentes de pneus para seco. Antes do treino de sábado, eles precisarão escolher um deles para o resto do final de semana. Eles então terão direito a três jogos desse composto – um será usado no treino, um nas qualificações e corrida, e o outro mantido como reserva em caso de furos ou danos por acidente.

Essas mudanças obrigarão o uso de compostos mais duros que em 2004 e forçarão os pilotos a guiar tendo o desgaste dos pneus em mente. Os efeitos imediatos serão tempos de volta mais lentos e estratégias de corrida muito mais aprimoradas.

Os pilotos também terão acesso a pneus para pista úmida e para chuva forte, que só poderão ser usados quando a pista for declarada molhada pelo diretor de prova.

Observações:
1) A menos que uma troca de pneus por precaução seja necessária devido a claras e genuínas razões de segurança (um competidor que queira trocar um pneu sem uso por outro idêntico igualmente sem uso deve apresentar os pneus para o delegado técnico da FIA), apenas um pneu furado ou danificado poderá ser mudado durante a corrida. Não será permitido o reabastecimento enquanto o carro estiver nos boxes para uma mudança de pneus.

2) O uso de pneus sem identificação apropriada resultará na anulação do tempo de qualificação do piloto em questão ou exclusão da corrida.

Motores
Em 2004, os motores tinham que durar um final de semana de corrida. A partir de 2005, eles terão que durar dois, uma distância equivalente a aproximadamente 1500km. Se um piloto solicitar uma troca de motor antes da qualificação, ele perderá dez lugares no grid. Se o motor for trocado entre o início da qualificação e a corrida, o piloto será colocado no final do grid.

Em ambos os casos, o piloto em questão terá de usar seu novo motor pelo resto do evento e por todo o final de semana de grande prêmio seguinte. Se um piloto não completar a corrida, ele poderá começar o próximo evento com um motor novo sem sofrer penalização.

Com a necessidade de uma durabilidade ainda maior dos motores, essas mudanças provavelmente limitarão os RPMs e reduzirão a potência, resultando numa queda de performance dos carros.

Aerodinâmica
As regulamentações aerodinâmicas foram dramaticamente revisadas numa tentativa de reduzir o downforce e, dessa forma, limitar a performance. As principais mudanças são bico e asa dianteira mais altos, alteração no perfil do difusor traseiro e mudança de posicionamento da estrutura da asa traseira, agora instalada mais à frente.

Estimativas iniciais sugerem que as alterações poderiam resultar num corte de até 25% sobre o downforce de 2004. Os projetistas possivelmente irão recuperar muito disso conforme seus carros de 2005 forem evoluindo, mas tempos mais altos e dirigibilidade mais difícil parecem inevitáveis.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.