Como surgiu a F1

quarta-feira, 3 de julho de 2019 às 14:16

Giuseppe Farina, Alfa Romeo – Silverstone 1950

A Fórmula 1 é um dos esportes mais importantes na categoria de automobilismo, e também um dos mais amados ao redor do mundo. Um esporte que envolve grandes máquinas, velocidade, marcas poderosas, e locações espetaculares não poderia ter menos. Além disso, é um dos poucos esportes em que a grande estrela não é apenas o atleta, mas também o carro. O campeonato de 2019 está a pleno vapor, mas muita coisa mudou e aconteceu desde a primeira corrida de F1.

Os primeiros anos

A história da Fórmula 1 começa nos anos 50, com competições na Europa, e estreia no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Nesse momento, a F1 ainda não envolvia marketing e as grandes marcas que estão presentes, e movimentam grande capital, nos circuitos de hoje. As equipes eram mantidas com ajuda de petroleiras e fabricantes de pneus, e as cores dos carros eram básicas: verde para as equipes inglesas, vermelho para italianos, azul para os franceses, prateado para os alemães e branco para os japoneses.

A década de 60 marcou grandes mudanças da F1. Em termos de evoluções nos carros, os anos 60 marcaram a consolidação do motor traseiro e da tecnologia de 4 válvulas por cilindro, além da era da aerodinâmica.  Em 1968, a  Lotus fez história ao se tornar a primeira equipe a competir com um carro com as cores de um patrocinador. Desse momento em diante a tendência se alastrou até se tornar o que conhecemos hoje, com contratos milionários entre pilotos, marcas e equipes.

Os anos 70 foram marcados por uma grande revolução e evolução na fabricação dos pneus, e de grandes vitórias. Em 1970 o piloto Jochen Rindt se torna o primeiro campeão póstumo. Mesmo morrendo em um acidente fatal durante uma corrida, o piloto acumulara a maior quantidade de pontos do campeonato. 1972 foi um ano de destaque para o piloto Emerson Fittipaldi, que acumulou 5 vitórias no campeonato.

Anos dourados da F1

A década de 80 pode ser considerada um período auge do esporte. As equipes Williams e McLaren dominaram as pistas, competindo de igual para igual com as já tradicionais Lotus e Ferrari. Os anos 80 são marcados por grandes corridas, com disputas e momentos incríveis de pilotos como Nelson Piquet, Ayrton Senna e Alain Prost. Os anos 90, mesmo que ainda seguindo o caminho de sucesso da década anterior, carrega um marco de tragédias e perdas na história da F1. Desde a morte de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger, a outros acidentes como o de Rubens Barrichello. Porém, os anos 90 também foram de destaque para o alemão Michael Schumacher, que em 1995 já havia conquistado o bicampeonato da competição, inaugurando a Era Schumacher.

Os anos 2000 foram marcados pelo domínio da Ferrari nas pistas, bem como das grandes fabricantes como Toyota, Renault, BMW, que trouxeram diversos avanços tecnológicos, tanto nos carros quanto fora das pistas. A expectativa é que a F1 surpreenda cada vez mais os fãs, e continue trazendo um grande show para quem assiste.

[the_ad id=”237872″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.