Comentários pós treinos livres – Ferrari

sexta-feira, 8 de abril de 2011 às 13:39

f_massa.01Felipe Massa, 6º colocado
É lógico que eu esperava ser mais rápido, principalmente quando comparado às duas equipes que estão claramente à frente. Vamos ver o que podemos fazer nesta noite e amanhã para melhorar o carro. Não há muita aderência. Além disso, a degradação dos pneus está muito alta, e como pôde ser visto no final da sessão, quando presumivelmente todos estavam andando com muito combustível, não somos os únicos com problema. Se a corrida acontecer no seco, escolher a estratégia certa será muito complicado. Os pneus macios funcionaram melhor, dando muito mais aderência e sendo mais rápidos, embora tenham bastante desgaste. O duro é mais lento, e, no início, um pouco mais consistente, mas não aguenta tanto a mais do que o outro. Temos de estar prontos para tudo neste fim de semana. Nos últimos dois dias, vimos que, no horário em que a classificação e a corrida estão programadas para começar, sempre choveu. Se isso acontecer nos dois próximos dias, tudo pode acontecer.

Fernando Alonso, 9º colocado
Pelo que aconteceu hoje, parece que será um fim de semana difícil, mas faremos o possível para ficar perto dos mais rápidos. As coisas não correram bem hoje, e tivemos dificuldades para encontrar um bom equilíbrio para o carro, então vamos ver o que podemos melhorar. Em uma pista como esta, com o tempo variável e o desgaste dos pneus, haverá muitos fatores em jogo na luta pelas primeiras posições, e só ser o mais rápido não será suficiente. Pela manhã, tivemos muito trabalho em relação à aerodinâmica a fim de entender porque as coisas não funcionaram como esperado na Austrália. Mas, mesmo que tivéssemos sido rápidos em Melbourne, ainda haveria trabalho a fazer. Estamos apenas no início da temporada: não somos rápidos o suficiente para lutar pela vitória e pela pole, mas isso não significa que devemos jogar a toalha. Ao invés disso, temos de investir nossos esforços para reduzir rapidamente a desvantagem que nos separa daqueles que fizeram um trabalho melhor do que o nosso.

Pat Fry
Trabalhamos muito neste primeiro dia de treinos livres. De fato, além do programa usual de sexta-feira, queríamos executar toda uma série de testes aerodinâmicos para tentar acumular a maior quantidade possível de dados sobre a dirigibilidade do carro, principalmente em termos da frente. Em termos quantitativos, alcançamos nossa meta, porque o programa foi completado como o planejado. Agora, cabe a nós analisar os dados e obter as respostas que estamos procurando. Será um trabalho duro, mas vital para entender qual direção seguir no desenvolvimento do carro. Tendo feito isso, nos concentramos em todas as tarefas costumeiras de sexta, o que significa buscar o melhor acerto e principalmente comparar os dois tipos de pneus que temos aqui. Pelo que pudemos ver, parece que será um fim de semana movimentado para o pessoal do pit-stop, porque a degradação, pelo menos nestas condições, parece maior do que em Melbourne. O cenário alternativo é a chuva, que parece provável no domingo. Do ponto de vista da performance, levando em conta todos o fatores desconhecidos em uma sexta, a situação não parece tão diferente da que tivemos na Austrália: nossa meta é tentar extrair o máximo do que temos à nossa disposição.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.