Chefes de equipe da Formula 1 esperam que o RRA possa ser salvo

terça-feira, 15 de novembro de 2011 às 11:25

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Os chefes de equipe da Fórmula 1 acreditam que podem se entender o suficiente para salvar o Acordo de Restrição de Recursos (RRA), antes das conversas com o objetivo de decidir seu futuro no GP do Brasil.

O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, também presidente da FOTA, acha que a situação dentro da organização não está tão ruim quanto alguns sugeriram – e acredita que as equipes podem se entender.

“Vamos começar do topo”, disse ele ao site Autosport. “Creio que se você perguntasse a todos se os custos devem ser controlados na Fórmula 1, cada uma das equipes diria que sim. As coisas que estamos tentando resolver no momento são as corretas? Acho que as pessoas diriam que sim”.

“A diferença de opinião é sobre o nível de auditoria externa de terceiros que algumas equipes aceitam. A posição da McLaren é que qualquer um pode entrar e checar o que quiser. Outras equipes têm, por razões boas ou comerciais, uma companhia mãe e fazem parte de um negócio maior – então, elas dizem que é uma questão de política não permitir que as pessoas olhem seus dados”.

“Precisamos ser um pouco simpáticos com essas coisas, e não simplesmente dizer ‘isso significa que elas estão trapaceando'”.

Monisha Kaltenborn, CEO da Sauber, sente que as equipes estão dispostas a garantir que a Fórmula 1 tenha um RRA – o que a deixou otimista em relação à possibilidade de um compromisso ser encontrado.

“Acredito que essa é a meta e todos nós queremos trabalhar para isso”, declarou ela ao site Autosport. “Mas tudo depende do que concordamos. Todos nós podemos concordar em seguir em frente, alguns podem concordar, talvez uma terceira parte se envolva nisso, está tudo aberto no momento”.

“O importante é conversar, discutir os pontos mais fundamentais e descobrir se podemos chegar a um acordo ou não. Tenho certeza de que seguirá em frente de uma maneira ou de outra, é um tópico importante demais”.

O chefe da Renault, Eric Boullier, acredita que resolver o assunto é a chave para o futuro da FOTA, e sente que talvez seja a hora de alguns elementos que são atualmente controlados pela associação serem governados por entidades externas – o que poderia incluir a FIA.

“Acho que temos um problema para solucionar, que é o RRA”, afirmou ele. “Mais do que isso, precisamos repensar como podemos compartilhar certas responsabilidades da FOTA quando algumas decisões a colocam em uma posição difícil. Creio que estamos quase lá, porque agora pelo menos as pessoas estão fazendo propostas e discutindo”.

“Deveríamos repensar um pouco o status da FOTA e retirar algumas das discussões sensíveis como esta, a fim de garantir que elas sejam decididas em um contexto diferente pela FIA. Temos de assegurar que a FOTA seja usada como uma ferramenta construtiva para todas as equipes”.

O chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, acredita que a próxima semana é crucial, pois todos estão tendo tempo para analisar uma proposta da Red Bull sugerindo mudanças no RRA antes da reunião no Brasil.

“Como você sabe, nós fizemos uma proposta, e também houve uma proposta submetida pela Red Bull – eu recebi quando estava voando para cá”, disse ele. “Precisamos pensar nisso esta semana. O RRA é um elemento muito importante para o futuro desta categoria, e temos de garantir que ele seja eficiente. É uma semana para nos prepararmos para a reunião no Brasil”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

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