Cesar Ramos fecha acordo com a Lotus e está de volta à World Series

segunda-feira, 25 de junho de 2012 às 19:40

worldseries-cramos-350Um dos jovens talentos do automobilismo nacional está de volta às pistas na Europa. O gaúcho Cesar Ramos fechou oficialmente nesta sexta-feira (22) um acordo com a equipe Lotus para disputar as duas próximas etapas da World Series by Renault, considerada um dos campeonatos mais fortes do automobilismo e um dos últimos degraus para os pilotos antes da Fórmula 1.

Campeão da F-3 Italiana em 2010, Cesar testou o carro de F-1 da Ferrari como prêmio e disputou no ano passado a World Series pela equipe Fortec, conquistando duas poles. A estreia na Lotus acontecerá no próximo final de semana (dias 30 de junho e 1º de julho) no circuito de Nurburgring (Ale). A outra etapa que o piloto irá disputar será em Moscou (Rus) nos dias 14 e 15 de julho.

O brasileiro substitui o piloto Richie Stanaway, que sofreu um acidente na etapa de Spa (Bel) e ficará de fora do restante da temporada.

“Estou muito feliz com essa chance. Claro que a gente nunca gosta de ver um piloto afastado por um acidente, mas espero ajudar a equipe Lotus e aproveitar essa oportunidade ao máximo”, declarou o piloto de Novo Hamburgo (RS).

Equipe junior da F-1 e um dos fortes times da World Series, a Lotus pode dar a Ramos a chance de brigar por novos pódios e vitórias. O brasileiro terá apenas que se acostumar com o novo carro, que sofreu algumas mudanças em relação à temporada passada. O World Series conta agora com motor de 530 cv (50 cavalos a mais de potência), ganhou um novo pacote aerodinâmico, teve a mudança no composto dos pneus e possui o recurso para o uso da asa móvel, como na Fórmula 1.

“Meu objetivo vai ser brigar por pódios e será importante me adaptar rapidamente ao novo carro, que está bem mais rápido que o do ano passado. Vou ter trabalho dobrado para recuperar o tempo perdido, já que desde a última etapa, em outubro passado, estou sem competir”, lembrou.

O piloto viaja nesta sexta à noite para a sede da equipe, em Praga, na República Tcheca, para conhecer o pessoal do time, fazer o molde do seu banco e participar de uma sessão no simulador. O primeiro treino será só na sexta-feira (29), antes da rodada em Nurburgring.

No ano passado, na pista alemã, Cesar conquistou um quarto e um oitavo lugar. Já a etapa de Moscou será novidade para todos os competidores.

Ramos será o quarto brasileiro na categoria este ano. Além dele, já estão correndo o campeonato: André Negrão, Yann Cunha e Lucas Foresti. A temporada 2012 já teve a disputa de quatro rodadas. O líder é o britânico Sam Bird (70 pontos), da equipe ISR.

Neste retorno à categoria, o gaúcho conta com o apoio da empresa Fras-le, um dos seus patrocinadores em 2011. “Mas ainda estamos buscando patrocínio para que o Cesar possa fazer a temporada até o final e temos pouco tempo para isso”, completa Gastão Fráguas (gastao@gpmanagement.com.br), empresário do piloto.

Sobre a categoria – Considerada um dos últimos degraus para a F-1, a World Series by Renault utiliza chassis Dallara e motor Renault V8 de 530 cavalos de potência em seus carros. A categoria já revelou feras como o atual campeão da F-1, Sebastian Vettel, e o polonês Robert Kubica.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.