Castroneves completa a Indy 500 mesmo com problemas

domingo, 29 de maio de 2011 às 21:24

indy500-hcastroneves11

Após enfrentar uma prova repleta de dificuldades, Helio Castroneves concluiu a Indy 500, disputada nesse domingo no Indianapolis Motor Speedway, em 17º lugar, posição que foi conquistada mesmo diante da necessidade de fazer nove paradas nos pits. A edição de 100º aniversário foi vencida pelo piloto inglês Dan Wheldon, da Bryan Herta Autosport, que concluiu as 200 voltas em 2h56min11s7267. O norte-americano J. R. Hildebrand (Panther Racing) recebeu a bandeira branca em 1º, mas bateu na última curva do oval de 2,5 milhas (Clique aqui para ver o resultado completo).

Procurando não se envolver em acidentes, Castroneves largou com bastante cuidado, sem se arriscar, e completou a primeira volta em 21º. Era o 18º na parada inicial nos pits (volta 22), ação executada quando a prova estava sob bandeira amarela em razão do acidente de Takuma Sato. Na retomada da prova, na volta 27, o piloto do Team Penske empreendeu um ritmo de corrida mais agressivo, projetando-se até 13ª posição.

Mas seu avanço foi interrompido duplamente após o pit da volta 29. Ao mesmo tempo em que a parada ocorreria em bandeira verde, o carro voltou com grande vibração (que veio a se somar com a tendência de sair de frente que se pronunciou desde os instantes iniciais desta sua 11ª participação na Indy 500), Castroneves perdeu uma volta. A deficiência de performance e a necessidade de parar mais uma vez enquanto a corrida tinha seu desenvolvimento pleno, impediu que ele recuperasse a volta, perfazendo um total de 199 em 2h57min02s4166.

“Realmente, foi um dia muito complicado para o carro Shell/Pennzoil. Estava muito difícil no tráfego. Na largada fui conservador, mas não consegui chegar no pessoal porque saía muito de frente e tinha de aliviar o pé. Mas aí, após os primeiros pits, começou a apresentar vibração e eu estava cada vez mais perdendo rendimento. Tivemos de fazer um pit inesperado e acabei perdendo uma volta. Apesar de eu ter quase recuperado a volta, o carro realmente não estava com o comportamento que a gente desejava. No final, ainda tentamos uma coisa meio maluca, que foi parar duas vezes quase seguidas para evitar um splash & go no final, mas não deu certo”, explicou Castroneves, que enalteceu a sua alegria de correr em Indianapolis.

“Obviamente que eu desejava ter conquistado a minha quarta vitória aqui. É uma sensação maravilhosa. Indescritível. Mas pudemos completar a prova, todos nós do Team Penske fizemos o nosso melhor e o negócio é seguir trabalhando porque essa foi apenas a quinta etapa do IZOD IndyCar Series e tem muita corrida ainda pela frente. Vamos que vamos”, completou o piloto que já no dia 11 de junho estará participando na próxima etapa do campeonato, no Texas Motor Speedway.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.