Castroneves apresenta estudo técnico para o prefeito Kassab

f7757b9b865940158ea4d395033a6ca0O piloto Helio Castroneves, do Team Penske de Fórmula Indy, foi recebido em audiência pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, nesta segunda-feira, 17. Na ocasião, o três vezes vencedor da Indy 500 apresentou um estudo técnico como forma de contribuir para que a etapa brasileira da IndyCar, a São Paulo Indy 300, seja melhor ainda em 2011, em relação ao que já foi na primeira edição, no ano passado.

Castroneves forneceu um estudo a respeito de zebras para o circuito de rua, composto por um trabalho impresso e também por amostras trazidas dos Estados Unidos. O competidor identificou elementos, até então não usados na etapa brasileira, que exercem influência direta no aprimoramento da segurança e na maior funcionalidade na montagem e desmontagem dos dispositivos.

As zebras altas, produzidas em concreto, têm a eficiência minimizada pela característica de, em alguns casos específicos, lançar o carro abruptamente para o sentido contrário da curva, com comprometimento da segurança. Numa linguagem mais corriqueira do meio automobilístico, é a zebra que pode fazer o carro decolar.

O proposto por Castroneves se sobressai já pelo material, um composto plástico resistente que permite a reutilização das diversas peças que formam o conjunto, curva a curva, visto que são fixadas por parafusos. Mas o principal ganho de eficiência se observa justamente na questão principal, a da segurança, pois não catapulta o carro.

Tal característica nem por isso instiga o piloto a ignorar o obstáculo. A justificativa está no fato de as dimensões estarem identificadas com os limites de altura dos carros estabelecidos pelos regulamentos da Indy Racing League. Na prática, se o piloto desrespeitar a zebra, terá comprometido o acerto do carro.

“O prefeito Gilberto Kassab sempre se mostrou muito aberto para sugestões e desde os nossos primeiros contatos tem revelado o seu firme propósito de fazer da São Paulo Indy 300 sempre melhor a cada ano. Essa postura me motivou a apresentar essa sugestão e fiquei muito contente com a receptividade do prefeito e de sua equipe”, disse Castroneves.

Prestes a iniciar a sua 12ª temporada no Team Penske e 14ª na Fórmula Indy, Castroneves já havia conversado com o chefe do executivo paulistano sobre o aprimoramento da prova de São Paulo. “No ano passado, o prefeito Kassab e eu jantamos na casa do prefeito de New York, Michael Bloomberg, e foi uma oportunidade muito boa para conversarsarmos bastante sobre a nossa corrida. Obviamente, eu já sabia da importância que o prefeito dá para ela, mas naquele jantar eu tive condições de conhecer melhor os objetivos do prefeito e isso, sem dúvida, motivou-me a dar a minha contribuição”.

Gilberto Kassab se mostrou muito interessado pelo conteúdo apresentado por Helio Castroneves e imediatamente chamou ao gabinete seus principais assessores no âmbito da secretaria de obras. O que se seguiu foi a distribuição de tarefas para um aprofundamento sobre a viabilidade.

“Nós trabalhamos para fazer da São Paulo Indy 300 a melhor de todas as corridas e uma contribuição como essa que o Helinho nos apresenta é muito importante”, disse o prefeito Gilberto Kassab, que revelou detalhes sobre o completo recapeamento e drenagem do Circuito Anhembi, já para a etapa que ocorrerá em 1º de maio próximo.

Ele destacou também que já está pronto o planejamento para que as tradicionais festividades do Dia Trabalho e a São Paulo Indy 300 aconteçam de maneira tranquila, sem qualquer interferência de uma logística em relação a outra. Reiterou que o evento é muito importante para a cidade de São Paulo, envolvendo as mais diversas áreas e estruturas que compõem a prefeitura.

A audiência aconteceu na sede da prefeitura, localizada no número 15 do Viaduto do Chá, e participaram os secretários municipais Guilherme Mattar e Elton Santa Fé Zacarias. Helio Castroneves foi acompanhado por seu pai, Helio Castroneves Senior.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.