Carros de rua – XC40 On The Road chega ao trecho crucial da expedição aos EUA

sábado, 5 de maio de 2018 às 11:19

Volvo XC40

Dias e noites de chuvas intensas, duas travessias nos Andes, serras imensas em estradas fatigantes e o grande desafio de correr contra o tempo. Assim foi a primeira metade da expedição XC40 On The Road, que em sete dias largou de Itajaí (SC) e percorreu quase 9 mil quilômetros para chegar a Cartagena, na Colômbia, no último domingo (29).

“Mal chegamos e nosso fiel escudeiro (XC40) já foi tomar uma ducha. Pena, pois queríamos chegar em Newport com ele exatamente como partiu de Itajaí. Mas tudo bem, ele vai agradecer, afinal, o que nós três mais queremos agora é um bom banho”, comentou o piloto Cácá Clauset, líder da expedição com o novo utilitário esportivo da Volvo que busca chegar a Newport, nos Estados Unidos, junto com as embarcações que disputam a Volvo Ocean Race.

Com a ousada meta de cruzar metade do Peru e entrar no Equador, a equipe saiu de Chancay, ao norte de Lima, e cruzou quase 2 mil quilômetros em 30 horas de estrada para se aproximar ao máximo da fronteira com a Colômbia e, assim, seguir para Cartagena, para resolver um dos maiores obstáculos da viagem: a burocracia para atravessar o SUV sueco pelo Estreito de Darian Gap até o Panamá.

Com a travessia do XC40 acertada por navio nesta quinta-feira (3), os jornalistas Caio Salles, Israel Coifman e o piloto Cacá Clauset voltam a pegar estrada na segunda metade da viagem.

Deixando a América do Sul para trás, a expedição XC40 On The Roadatravessará, a partir desse ponto, mais oito países: Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México e, finalmente, Estados Unidos, onde encontrarão as sete equipes que disputam a oitava etapa da regata de vela oceânica mais difícil e longa do mundo.

Susto na fronteira do Equador

Na entrada no Equador, o trio passou um apuro. Segundo o oficial de imigração, a equipe não poderia prosseguir porque, em sua última passagem pelo país, o piloto não tinha registrado sua saída, dois anos atrás. A multa atualizada chegava perto de US$ 200 mil.

Para sorte de Cacá Clauset, o piloto portava o mesmo passaporte carimbado dessa viagem, comprovando a situação regular. Resolvido o mal-entendido, o time retomou a rota.

Diário de bordo | Dia 5 | Estradas de Ilo – Peru | por Cacá Clauset

Seguimos cortando as belíssimas estradas peruanas a bordo do XC40 na companhia do Pacífico!

Agora que completamos essa primeira parte da maratona, posso dizer que concluímos nosso objetivo com louvor. Estamos partindo para a segunda perna, tentaremos rodar 1.800 km próximo à divisa com a Colômbia. É muito chão. Mas estamos confiantes.

Chimbote – Peru |

Seguimos rumo norte com o objetivo de cruzar a Linha do Equador ainda hoje. Amanhã, temos que cruzar a fronteira com a Colômbia para que a documentação do carro seja despachada em Cartagena e possamos embarcar o XC40 no próximo navio rumo ao Panamá, de onde seguiremos viagem.

Ontem saímos de Arica, no Chile, e atravessamos boa parte do Peru em mais de 1.500 km rodados. Dormimos em um vilarejo 100 km ao norte de Lima e o objetivo de hoje é passar a Linha do Equador e ganhar as estradas do Hemisfério Norte!

A expedição está atravessando o deserto peruano neste exato momento, rumo a Nazca.

Diário de bordo | Dia 6 | Fronteira – Peru / Equador |

Assim nos despedimos do Peru. Na verdade, esse foi o último pôr do sol no Hemisfério Sul da viagem. Faltam 300 km para a fronteira com o Equador. De lá, mais 800 km até a Colômbia, onde temos que chegar amanhã de manhã. Noite longa pela frente. Animados e confiantes.

| Quito – Equador |

Depois de 27 horas na estrada desde Chancai, no Peru, entramos no Equador e cruzamos a latitude 0. Seguimos agora pelo Hemisfério Norte, rumo a Newport, EUA. Antes, porém, é preciso resolver as questões de embarque do XC40 em um navio em Cartagena, na Colômbia, até o Panamá. Único trecho da viagem em que não existem estradas.

Faltam pouco mais de 100 km para a fronteira. Só depois de entrar na Colômbia é que teremos o último documento que falta.

Diário de bordo | Dia 6 | Narino – Colômbia |

Um dia de 30 horas, quase 2.000 km e muita resistência.

Saímos de Chancay, ao norte de Lima, com a ousada meta de cruzar metade do Peru, entrar no Equador e nos aproximar ao máximo da fronteira com a Colômbia.

O XC40 cortou o deserto peruano em um trecho lindo e sem movimento, mas ao chegarmos em Trujillo, as coisas se complicaram. Muito trânsito e uma estrada esburacada nos fizeram baixar a média de velocidade, o que significava que o nosso tempo se encurtaria.

Conseguimos chegar à fronteira com o Equador próximo da meia noite, mas não antes de passar por uma blitz peruana, para o nosso desespero.

Na aduana equatoriana um susto! A polícia de imigração não queria deixar o Cacá entrar porque, segundo eles, não havia registros de sua saída do país em uma visita em 2016. Houve um momento de pânico, mas Cacá estava preparado: tinha uma carta na manga, ou melhor, um selo de saída no passaporte que usou na época. Este que estava com ele em sua pasta de documentos!

A essa altura, com tanto tempo perdido entre engarrafamentos, estradas ruins, blitz e trâmites aduaneiros, já tínhamos uma certeza: se quiséssemos chegar na fronteira com a Colômbia a tempo de despachar toda a papelada do XC40 para mais tarde cruzarmos de barco para o Panamá, deveríamos dirigir mais de 24h com paradas apenas para abastecimento.

E assim foi!

Cacá, Caio e Israel revezaram na direção com bastante disciplina para não arriscar a segurança. Saímos da fronteira equatoriana, em Huaquillas, quase 1h da manhã sentido Quito. Cruzamos outra vez a Cordilheira dos Andes a 4.000 m de altitude e descemos em Riobamba para, finalmente, seguir para o norte, via Quito.

Às 13h30 chegamos em Tulcán, fronteira Equador-Colômbia e depois de filas, esperas e muita burocracia, enfim cruzamos para nosso último país sul-americano.

Despachamos toda a documentação necessária para Cartagena, onde um barco nos espera na segunda-feira. Agora temos 1.500 km pra fazer entre hoje e amanhã. Nada mal pra quem rodou 2.000 km em apenas um dia.

Após uma noite muito bem dormida em Ipiales e uma bela refeição, a primeira desde a Argentina, agora vamos para a última perna na América do Sul!

Diário de bordo | Dia 7 | Antioquia – Colômbia |

A expedição XC40 On The Road está em sua última perna na América do Sul. Hoje chegaremos até onde é possível ir por terra: Cartagena.

Em uma semana de viagem já passamos dos 8. 000km rodados. Faltam 380 km para a expedição XC40 On The Road chegar ao Caribe colombiano.

O termômetro do XC40 marca 32 graus do lado de fora e também sentimos a umidade bem mais alta quando descemos para abastecer. O verde da tropical Colômbia já nos acompanha há muitos quilômetros e assim desejamos que seja até estacionarmos mais tarde em Cartagena.

Diário de bordo | Dia 8 | Cartagena – Colômbia |

Chegamos!!! Acabamos de fazer check-in no hotel em Cartagena. Primeira parte da viagem completada com sucesso e no tempo previsto. Não foi fácil, 90% em pista simples, três dias de chuva e muita, muita, muita serra. Sem falar em duas travessias dos Andes. Estamos muito felizes e agora é dormir para fazer os trâmites do navio para o Panamá.

Mal chegamos e nosso fiel escudeiro já foi tomar uma ducha. Amanhã temos que estar às 8h no porto para fazer as vistorias, e nos pediram para levar o carro limpo. Pena, pois queríamos chegar em Newport com ele exatamente como partiu de Itajaí. Mas tudo bem, ele vai agradecer, afinal o que nós três mais queremos agora é um bom banho. Justo o nosso XC40 também querer o seu.

Diário de bordo | Dia 9 | Porto de Cartagena – Colômbia |

Vistoria do departamento de narcóticos dentro do Porto. A labradora que faz o trabalho pesado. O problema é que eram dois motorhome e o nosso carro. Imagina tirar tudo de um veículo que está viajando há mais de um ano. Foram umas duas horas de espera. No final, tudo certo. Agora só ir para o Panamá esperar o navio chegar.

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