Carros de rua – Toyota Corolla atinge 40 milhões de unidades vendidas no mundo

sábado, 28 de setembro de 2013 às 9:26
Toyota Corolla 2014

Toyota Corolla 2014

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O Toyota Corolla atingiu agora em julho um marco histórico ao ultrapassar 40 milhões de unidades vendidas no mundo desde seu lançamento, em novembro de 1966.

Foi nesse mesmo ano que a Toyota inaugurou uma fábrica na cidade de Takaoka, na província de Aichi (Japão), dedicada exclusivamente à produção do Corolla. Dois anos depois, com o objetivo de expandir as vendas para outras regiões do mundo, o Corolla passou a ser produzido na Austrália e na Malásia. De 1965 a 1968, a Toyota mais do que dobrou sua produção anual, de 480 mil para 1,1 milhão de veículos.

As exportações do Corolla para a América do Norte começaram em 1968. Em 1997, o Corolla tornou-se o carro mais vendido do mundo, com números superiores a 22,6 milhões de unidades. Mais de um milhão de veículos foram vendidos a cada ano desde 2002. Em 2012, 3.180 Corollas foram vendidos todos os dias em mais de 150 países.

O Corolla, atualmente produzido em 15 fábricas em todo o mundo, é responsável por um em cada cinco veículos vendidos pela Toyota, ao longo de seus 76 anos de história.

O Corolla foi originalmente concebido para atender às novas necessidades dos consumidores japoneses, em meados dos anos 1960. O então engenheiro-chefe Tatsuo Hasegawa percebeu que, com a indústria do Japão em expansão, o tempo e o número de deslocamentos diários da população japonesa aumentavam. Inspirado nessa percepção, Hasegawa desenvolveu o conceito do primeiro Corolla: evolução contínua para atender as necessidades dos consumidores em cada mercado.

“Eu sinto o Corolla acolhido pelas pessoas de todo o mundo. Estou orgulhoso de ter contribuído para o seu desenvolvimento. A chave para o sucesso do Corolla sempre passa pelo conceito de desenvolvimento original de Hasegawa: O Corolla deve trazer felicidade e bem-estar para as pessoas ao redor do mundo “, disse o atual Engenheiro Chefe do Corolla, Shinichi Yasui.

Quando o primeiro Corolla saiu da linha de produção, muitas características básicas de segurança ainda eram opcionais. Mais tarde, para atender as necessidades de seus clientes, a Toyota incluiu muitas destas características como itens de série. O compromisso da Toyota para buscar níveis mais elevados de qualidade e continuar a adicionar novos itens de série para o Corolla por um preço acessível ajudou a garantir que seus consumidores ao redor do mundo continuassem a escolhê-lo mais do que qualquer outro veículo.

Desde a primeira geração do Corolla, a Toyota desenvolve tecnologias para criar um produto com conforto, segurança e desempenho, características que estão no DNA de qualidade, confiabilidade e durabilidade da marca.

15 anos da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP)

Em setembro deste ano, a Toyota comemora os 15 anos da fábrica de Indaiatuba (SP). Inaugurada em 1998, com um investimento de US$ 150 milhões, a fábrica foi construída especialmente para a produção do Corolla. De lá para cá, no total, foram investidos aproximadamente US$ 800 milhões. Em nove dos últimos 12 anos, o Corolla manteve-se líder no segmento de sedãs médios no Brasil.

As Gerações

1ª Geração – 1966 a 1970

O Corolla foi introduzido com o slogan: “Ser o carro mais procurado pelo mercado global, apresentando ao mundo a essência da tecnologia da Toyota”. Além de seu design atraente, o Corolla, já na primeira geração, introduziu novos recursos e equipamentos comparáveis ​​aos encontrados em modelos mais sofisticados. Como resultado, o Corolla conquistou o público e alcançou um sólido primeiro lugar em vendas no mercado interno, apenas três anos após seu lançamento.

2ª Geração 1970 a1974

A infra-estrutura rodoviária no Japão estava em franco desenvolvimento no período e, em 1969, a estrada que liga Tóquio ao sul do país foi inaugurada, com aproximadamente 500 km. O desafio do segundo Corolla foi cobrir toda a distância dessa rodovia sem reabastecer. Assim, foi idealizado o inédito tanque de 45 litros para a segunda geração Corolla.

3ª Geração 1974 a 1979

A terceira geração Corolla foi introduzida com características de segurança e conforto equivalente aos carros considerados luxuosos e, ao mesmo tempo, mantendo o aspecto de carro de família. Com elevado nível de eficiência de consumo de combustível, esse modelo se adequou às normas de emissão de gases poluentes, que havia se tornado um problema social em escala global no período. Assim, essa geração fez o mundo reconhecer seu alto nível tecnológico. A geração 74-79 também ganhou o status de carro mais vendido nos mercados interno e externo com o seu alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade. Prova disso foi o incrível número de exportações de 300 mil unidades/ano. Fazendo jus a sua reputação, este Corolla se tornou um ícone dos produtos de alta qualidade do Japão.

4ª Geração 1979 a 1983

Para ser um verdadeiro concorrente internacional, a quarta geração do Corolla passou por testes rigorosos. Protótipos de veículos foram enviados pelo mundo, onde ocorreram testes de compatibilidade local. Por exemplo, testes de cruzeiro de alta velocidade foram rodados na Autobahn, da Alemanha. Desempenho aerodinâmico e de conforto foram realizados em estradas de tijolos na Bélgica. Testes de resistência térmica ocorreram no deserto, em pleno verão dos EUA e testes em baixas temperaturas, no Canadá.

5ª Geração 1983 a 1987

A quinta geração foi marcada pelo intenso investimento em pesquisas de segurança. A carroceria do Corolla deveria absorver a energia do impacto e proteger os passageiros em caso de colisão do veículo. O número de protótipos para desenvolver a quinta geração foi de 600 unidades. Desses, aproximadamente 100 foram usados ​​especificamente em testes de colisão. Além disso, os computadores também foram utilizados para analisar os resultados dos testes.

6ª Geração 1987 a 1991

Para a sexta geração do Corolla foram feitos esforços para reduzir ruídos sentidos no interior do carro e provocados, por exemplo, pelo motor, pela rodagem na estrada e pelo vento. Na época, esse era um campo desconhecido e foi desenvolvida uma tecnologia computadorizada para analisar e identificar padrões de som. Usando esse sistema, era possível reconhecer a fonte de oito tipos de sons simultaneamente. Com base nos resultados das análises, conseguiu-se diminuir a vibração de componentes e até mudar o tom de ruídos, criando ambiente confortável no interior.

7ª Geração 1994 a 1997

Desenvolvimento da sétima geração do Corolla sofreu transformações importantes para levar o carro a uma nova dimensão. A Toyota se baseou principalmente em três pontos cruciais: Design externo e interno para oferecer visual agradável para quem vê de fora e conforto dos passageiros; desempenho para ter a performance de um veículo robusto e; segurança para manter a confiança dos clientes com o Corolla. Esta foi a primeira geração do Corolla comercializado no Brasil, ainda em regime de importação.

8ª Geração 1997 a 2002

A oitava geração do Corolla foi um marco no Brasil. Foi o primeiro Corolla a ser fabricado no país, a partir de 1998, na fábrica de Indaiatuba (SP). Essa geração trouxe ao Brasil um veículo com tamanho ideal e alto padrão de qualidade com eficiência ambiental e segurança. O alto índice de eficiência no consumo de combustível e uma carroceria rígida e aperfeiçoada seguindo os padrões de segurança foram alcançados através da redução de peso significativa do carro. Outro detalhe foi a atenção dada aos materiais recicláveis introduzidos na fabricação do carro e a diminuição na emissão de gases poluentes.

9ª Geração 2002 a 2008

A nona geração Corolla estabeleceu novos parâmetros no segmento e redefiniu o conceito de sedã médio, oferecendo a qualidade de um carro de luxo. Para chegar a esse resultado, pela primeira vez na história da Toyota, o Corolla teve seu design exterior redesenhado seguindo linhas europeias. Para o Brasil, foi desenvolvido o motor Flex, um trabalho em conjunto das engenharias da Toyota do Brasil e do Japão. Foi a primeira vez que a Toyota Motor Corporation desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao mercado brasileiro.

10ª Geração A partir de 2008

A décima geração do Corolla foi desenvolvida com design mais moderno, esportivo e sofisticado, com novos equipamentos de série, acabamento interno aprimorado e nova família de motores e transmissões para as versões XLi e GLi 1.8L 16V Flex, além dos modelos XEi e Altis, com câmbio automático e motor de 2.0L 16V Flex. Essas alterações deixaram o Corolla com um apelo ainda mais jovem e arrojado, reforçando o posicionamento de marketing do produto: “Dirigir É Incrível”. 

Fábricas onde o Corolla é produzido

Início da produção

Fábrica de Takaoka (TMC), Japão Novembro, 1966
Toyota Motor Thailand Co., Ltd (TMT), Tailândia Agosto, 1972
Toyota South Africa Motor (Pty) Ltd. (TSAM), África do Sul Maio, 1975
Toyota de Venezuela Compania Anonima (TDV), Venezuela Abril, 1986
Toyota Motor Manufacturing Canada Inc. (TMMC), Canadá Novembro, 1988
Indus Motor Company Ltd. (IMC), Paquistão Março, 1993
Toyota Motor Manufacturing Turkey Inc. (TMMT), Turquia Setembro, 1994*
Toyota Motor Vietnam Co. Ltd. (TMV), Vietnã Setembro ,1996
Toyota do Brasil LTDA. (TDB), Brasil Setembro, 1998
Kuozui Motor Ltd., Taiwan Março, 2001
Toyota Kirloskar Motor Private Ltd. (TKM), Índia Fevereiro, 2003
Tianjin FAW Toyota Motor Co., Ltd., (TFTM) China Maio, 2004
Toyota Motor Manufacturing Mississippi Inc. (TMMMS), EUA Outubro, 2011
Fábrica Miyagi Ohira, Toyota Motor East Japan, Inc, Japão Maio, 2012
* Corolla produzido entre Janeiro de 2007 e Junho de 2012; 11ª geração com início em junho de 2013

 

Ano

Mês

Principais acontecimentos

1966

Novembro

Início da produção do Corolla

Início das vendas do modelo duas portas com transmissão manual de quatro velocidades

1967

Maio

Introdução do modelo 4 portas e da perua

1968

Fevereiro

Produção fora do Japão tem início na Malásia

Abril

Início das exportações aos EUA

Maio

Início das exportações ao Canadá

1970

Maio

Lançamento da 2ª geração

1.000.000 de unidades vendidas

1974

Abril

Lançamento da 3ª geração

1976

5.000.000 de unidades vendidas

1979

Março

Lançamento da 4ª geração

1982

10.000.000 de unidades vendidas

1983

Maio

Lançamento da 5ª geração

1986

Setembro

Início da produção do Corolla FX nos EUA

1987

Maio

Lançamento da 6ª geração

1988

Novembro

Início da produção no Canadá

1989

Outubro

15.000.000 de unidades vendidas

1991

Junho

Lançamento da 7ª geração

1994

Setembro

20.000.000 de unidades vendidas

1995

Maio

Lançamento da 8ª geração

1998

Setembro

Início da produção no Brasil, na fábrica de Indaiatuaba (SP)

2000

Agosto

Lançamento da 8ª geração

25.000.000 de unidades vendidas

2005

30.000.000 de unidades vendidas

2006

Outubro

Lançamento da 10ª geração

2009

35.000.000 de unidades vendidas

2013

Julho

40.000.00 de unidades vendidas

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