Carros de rua – Subaru WRX STI 2015 estreia no Salão de Detroit

sábado, 18 de janeiro de 2014 às 9:32

Subaru WRX STI 2015

A Subaru apresentou no Salão de Detroit o novo WRX STI 2015, nova versão do icônico modelo top de linha de alto desempenho da marca.  Para este lançamento, a Subaru ainda preparou uma edição especial do modelo, a WRX STI Launch Edition, limitada a 1 mil unidades com pintura especial azul, a WR Blue, com rodas douradas e acabamento interno diferenciado.

Impulsionado pelo legendário motor BOXER turbo de 2,5 litros e 305 hp, o WRX STI 2015 estreia com um novo design de quatro portas, montado sobre um chassi mais rígido, para alcançar dirigibilidade, agilidade e precisão ainda maiores.  O WRX STI dispõe de um trem de força originado nas provas de rali e um sistema de tração integral exclusivo.  A dirigibilidade foi aperfeiçoada por um chassi mais rígido, molas mais firmes e pela direção mais rápida (redução de 13,0:1).

Novidade no WRX STI 2015, o Active Torque Vectoring (vetoreamento ativo de torque) se junta a um arsenal de tecnologias já comprovadas no modelo que inclui o Multi-Mode Driver Controlled Center Differential (diferencial central multimodal controlado pelo motorista), Symmetrical All-Wheel Drive (tração integral simétrica), Multi-Mode Vehicle Dynamics Control (controle dinâmico do veículo multimodal) e um sistema de frenagem Brembo Performance com ABS superesportivo. 

O WRX STI 2015 mantém sua ousada personalidade também no interior, onde as novas superfícies dos bancos em Alcantara realçadas por apoios laterais de couro vermelho e preto e costuras vermelhas dão o tom da cabine maior e mais aperfeiçoada.  O novo modelo estreia um volante inspirado nas competições com base achatada e novos bancos dianteiros com design esportivo que reduz o efeito chicote, com apoios de cabeça inclináveis e com regulagem de altura.  Uma ampla gama de altas tecnologias inclui, pela primeira vez em um WRX STI, a disponibilidade de um sistema de áudio premium harman/kardon.

O icônico design STI, exclusivamente na forma de sedã

O audacioso design dianteiro faz o WRX STI 2015 parecer prestes a devorar a estrada.   A configuração “nose-cone” combina a grade e a cobertura do para-choques em uma única unidade à frente do capô, que no modelo 2015 é feito de alumínio para reduzir o peso na dianteira do carro.  Faróis mais estreitos, criados para evocar o olhar de um animal de rapina, ladeiam a grade hexagonal da Subaru.  O olhar é ainda mais poderoso graças aos novos faróis baixos de LEDs de série. O capô especial, para-lamas, portas, para-choques, faróis e conjuntos de lanternas traseiras dão identidade ao WRX STI.  Como nos modelos anteriores do WRX STI, uma entrada de ar funcional no capô fornece ar fresco para o intercooler. No modelo 2015, ela foi posicionada mais fundo no capô, para melhorar a visibilidade para frente.

Outros detalhes voltados ao desempenho incluem a montagem dos faróis de neblina em área com padronagem de fibra de carbono e aberturas nos para-lamas dianteiros cobertas por uma tela.  Um completo pacote aerodinâmico inclui o grande defletor sobre o porta-malas que sempre foi um dos itens mais característicos do WRX STI.  O difusor traseiro, lanternas de LEDs e luz de freio central elevada também de LEDs criam uma identidade única.

Novo chassi mais rígido para maior agilidade na condução

A estrutura da carroceria do WRX STI 2015 faz mais uso de aços de grande resistência à tensão do que o modelo anterior e traz elementos enrijecedores especiais em pontos-chave.  O chassi mais rígido ajuda a obter respostas ao volante super-rápidas, que criam novo parâmetro entre os carros esportivos de melhor dirigibilidade.  A redução 13,0:1 permite dar apenas 2,5 voltas no volante de batente a batente, comparada à redução de 14,5:1 e 2,8 voltas no modelo WRX standard.

Como nos modelos WRX STI anteriores, a versão 2015 utiliza um exclusivo sistema de suspensão dianteiro com torre invertida que garante níveis mais altos de agilidade nas curvas.  Braços inferiores dianteiros em L de alumínio reduzem o peso das massas não suspensas.  A suspensão especialmente ajustada STI combina-se às rodas de 18 polegadas de série e pneus de alta performance 245/40 R18. O WRX STI Launch Edition e o modelo WRX STI Limited trazem rodas forjadas BBS de liga de alumínio.

Motor BOXER Turbo com 305 hp

O WRX STI 2015 é impulsionado por um motor BOXER 2,5 litros quatro cilindros turbo com intercooler e sistema Dual Active Valve Control System (duplo controle ativo de válvulas).  Exclusivo para o modelo STI o motor gera 305 hp (SAE) a 6.000 giros e 40 kgm de torque a 4.000 rpm.

O motor do WRX STI é conjugado exclusivamente com uma transmissão manual reforçada de seis marchas que inclui uma alavanca especial STI de curso curto no modelo Launch Edition.  O Incline Start Assist (assistente de partida em inclinações) evita que o carro recue quando arranca numa subida.

O sistema Subaru Intelligent Drive (SI DRIVE) de gerenciamento do trem de força permite ao condutor personalizar as características de direção do carro escolhendo entre três modos – “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp” – através de um botão rotativo no console central.  O SI-DRIVE altera as características de desempenho do veículo pela regulagem do módulo de controle do motor e o ajuste fino do sistema de controle do acelerador eletrônico.

Tração integral Multi-Mode DCDD, com controle dinâmico do veículo com três modos

O WRX STI 2015 é equipado com exclusividade com a versão Mode Driver Controlled Center Differential (DCCD – diferencial central multimodal controlado pelo motorista) do sistema de tração integral Subaru Symmetrical All-Wheel Drive.  Este sofisticado sistema utiliza um diferencial central com engrenagens planetárias com uma divisão de torque nominal de 41:59.  

Um diferencial central mecânico de deslizamento limitado complementa um diferencial controlado eletronicamente para melhorar ainda mais o desempenho na transferência de torque.

Informações de sensores incluindo ângulo de esterço, posição do acelerador, RPM, aceleração lateral, ângulo de desvio da trajetória, ABS e rotação das rodas são usadas para gerenciar a transferência de torque. Um diferencial dianteiro helicoidal de deslizamento limitado e um diferencial traseiro TORSEN de deslizamento limitado sensível ao torque otimizam a distribuição lateral de força.

O sistema DCCD AWD oferece três modos automáticos, cada um deles utilizando várias graduações de bloqueio do diferencial central para se adaptar a diferentes situações de condução.  No modo manual, o motorista pode selecionar um entre seis níveis de bloqueio do diferencial central para adaptar-se à situação de condução.

Active Torque Vectoring (vetoriamento ativo do torque), um desenvolvimento do Multi-Mode Vehicle Dynamics Control (VDC – controle dinâmico multimodal) de controle de estabilidade e tração, pode aplicar pressão ao freio da roda dianteira interna para facilitar um comportamento mais neutro nas curvas.  O sistema VDC oferece ainda mais opções ao motorista, com três regulagens: “VDC Normal,” “Traction” e “Off.” Cada um deles, respectivamente, proporciona menores graus de engajamento do sistema, permitindo ao motorista adequar as reações às condições de condução. O Active Torque Vectoring permanece funcionando nos modos “Normal” e “Traction”.

Cabine Premium

A distância entre eixos uma polegada (2,54 cm) maior do que a do anterior WRX STI criou uma cabine mais espaçosa no novo modelo.  O para-brisa é mais inclinado que antes, com a base da coluna A deslocada para frente cerca de 20 centímetros para melhorar a visibilidade, auxiliada pelo painel mais baixo e colunas mais estreitas.  Soleiras laterais mais baixas e portas com ampla abertura facilitam a entrada e saída do carro.  O espaço para as pernas atrás aumentou em quase cinco centímetros e a capacidade do porta-malas agora é de 340 litros, contra 320 do sedã WRX STI anterior. O banco traseiro rebatível 60/40 % aumenta a versatilidade.  O novo sistema Welcome Lighting (luz de boas-vindas) atua quando o motorista se aproxima do carro

No WRX STI 2015, o motorista dispõe de um novo volante com base achatada forrado em couro com regulagens de altura e telescópica que integra os comandos de áudio e Bluetooth.  O painel STI Design eletroluminescente ganhou uma nova tela LCD de 3,5 polegadas que exibe várias funções, incluindo alertas de nível baixo de óleo e fluido de lavagem do para-brisa, além da marcha selecionada.

Detalhes refinados são numerosos, incluindo materiais de toque agradável no painel, forração das portas e apoio de braços do console central.  Um novo display LCD central multi-informações com 4,3 polegadas exibe inúmeras funções do veículo, entre elas imagens da câmera de ré, mostrador de pressão do turbo, controles de áudio, Bluetooth e climatização e uma tela VDC mostrando a operação do sistema de controle de tração.  O display também pode emitir alertas de manutenção.

O equipamento de série do WRX STI 2015 inclui controle de climatização com duas zonas e o pacote All-Weather (bancos dianteiros com aquecimento, espelhos externos com aquecimento e degelo do limpador do para-brisa.  O novo sistema de áudio de série combina AM/FM estéreo com rádio HD Radio, CD player no painel, seis alto-falantes, MP3/WMA, Radio Data Broadcast System, Bluetooth, chamadas por voz e audio streaming, controle de iPod, iTunes Tagging, SiriusXM Satellite Radio, entrada USB e auxiliar para plugues de 3,5 mm.  Numerosos compartimentos no console central e outros lugares acomodam telefones, drives USB e players MP3.

Um sistema opcional de navegação com tela de toque tem tela LCD de 6,1 polegadas e pode ser operado por voz.  O modelo WRX STI Limited adiciona a isto um estofamento de couro de luxo, banco do motorista com 8 regulagens elétricas, sistema de áudio premium harman/kardon e teto tipo moonroof que abre uma polegada (2,54 cm) mais do que na versão anterior.

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